Publicidade

Jamaicano vai recorrer ao CAS para não perder medalha de ouro

Doping de Nesta Carter fez o país ser desqualificado do revezamento 4 x 100m em Pequim-2008

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O advogado de Nesta Carter, Stuart Simpson, confirmou que o velocista jamaicano vai recorrer junto a Corte Arbitral do Esporte (CAS) pela desqualificação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, que acabou resultando na perda do ouro pela equipe do país no revezamento 4 x 100 metros rasos.  O Comitê Olímpico Jamaicano também está considerando recorrer aos CAS. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal local "Jamaica Gleaner", que publicou sobre uma reunião realizada na véspera entre atleta, seus advogados, além dos diretores da federação de atletismo do país.

Nesta Carter, Asafa Powell, Nickel Ashmeade eUsain Bolt perdem medalha de ouro do 4x100m em Pequim-08 Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou a medalha de ouro conquistada pela Jamaica no revezamento 4 x 100 metros rasos em Pequim-2008, devido ao doping de Carter. Bolt, Asafa Powell e Michael Frater também formavam o time jamaicano. Com a decisão, o Brasil deverá herdar a medalha de bronze, já que terminou a final na quarta colocação. O primeiro lugar ficaria com Trinidad e Tobago, enquanto a prata iria para a equipe japonesa. Carter acabou punido após reanálise de amostras de urina colhidas durante os Jogos de Pequim e que seguiram armazenadas desde então, apontando a existência de traços de metilhexanamina, também conhecida como dimetilamilamina. Ainda segundo o "Jamaica Gleaner" a decisão sobre o recurso por parte do atleta e dos dirigentes do país, será tomada após novo encontro com advogados, dessa vez em Londres. Os envolvidos têm 21 dias para pedir a reavaliação da decisão do COI.

Informações da EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.