Reuters
Reuters

Joedison Teixeira bate argelino na estreia e avança no boxe no Rio

Brasileiro de 22 anos enfrenta agora o turco Batuhan Gozgec

Estadão Conteúdo

11 de agosto de 2016 | 12h57

O brasileiro Joedison Teixeira estreou com vitória no boxe da Olimpíada do Rio nesta quinta-feira. Na categoria meio-médio ligeiro (até 64kg), ele derrotou o argelino Abdelkader Chadi por decisão dividida dos juízes e avançou às oitavas de final da competição no Pavilhão 6 da Arena Riocentro.

Superior em boa parte do combate, Joedison convenceu dois dos três árbitros de que merecia o triunfo nesta quinta. Fez o suficiente para vencer por pontos ao fim dos três assaltos por decisão dividida: 30 a 27, 29 a 28 e 28 a 29.

O brasileiro de somente 22 anos conquistou boa vantagem logo no primeiro round, quando foi amplamente superior a seu adversário e, em um combate franco, conectou bons golpes que convenceram os três árbitros de sua superioridade. Deste momento em diante, soube administrar a diferença, levando a luta para o clinch em diversas oportunidades e minando os ataques do adversário.

Para vencer, Joedison precisou superar a inexperiência, já que fazia sua primeira luta em Jogos Olímpicos, e logo diante de sua torcida. Para piorar, Chadi estreava em sua terceira Olimpíada e inclusive já havia chegado às quartas de final em uma delas, em Pequim-2008. Mas o apoio da torcida pesou a favor e o brasileiro mostrou tranquilidade para triunfar.

O caminho para uma medalha para o brasileiro, no entanto, ainda é longo. Com o triunfo, Joedison avançou para as oitavas de final e agora vai encarar no domingo o turco Batuhan Gozgec, que se garantiu na Olimpíada do Rio após ficar com o bronze no torneio classificatório deste ano em Samsun, justamente na Turquia. Se vencer as próximas duas lutas, ele garantirá pelo menos o bronze.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.