Júlio Detefon / CBSk
Júlio Detefon / CBSk

Luizinho Francisco é o primeiro skatista brasileiro a garantir vaga na Olimpíada

Brasil poderá contar com até 12 representantes em Tóquio, três por modalidade (Park e Street) e gênero

Redação, Estadão Conteúdo

12 de maio de 2021 | 20h19

Um dos principais nomes da seleção brasileira de skate, Luiz Francisco Nunes é o primeiro skatista do Brasil classificado para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A vaga foi assegurada a partir do anúncio da World Skate de que o Dew Tour, que será disputado entre 16 e 23 de maio, nos Estados Unidos, terá mantida a pontuação de Pro Tour. Por conta do cancelamento do Mundial de Park de 2021, o evento da próxima semana será o último classificatório para o Park.

"A notícia que chegou hoje me deixou muito feliz. Foram três anos na correria, competindo, viajando. Realmente não foi fácil chegar até aqui. Desde o início era uma coisa que eu queria. Querendo ou não, Olimpíada é o maior evento que temos de esporte no mundo. Então, fazer parte da primeira Seleção Brasileira de Skate, da primeira Olimpíada com skate, é um marco histórico. E conseguir ter assinado o meu nome nele é muito gratificante", festejou Luizinho.

"Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever. Está difícil até raciocinar ainda. Mas é isso. Até lá agora é uma longa estrada e vamos buscar isso aí pra gente", completou o jovem skatista, de 20 anos.

Natural de Lorena, no interior de São Paulo, Luizinho ocupa a segunda colocação do ranking mundial. Ao longo das classificatórias olímpicas, foi vice-campeão do Aberto Internacional de Nanjing, evento de nível 5 estrelas na China, em julho de 2019, e, em setembro daquele mesmo ano, o brasileiro ficou com a prata no Mundial realizado em São Paulo.

Ele está com a delegação brasileira na Califórnia, Estados Unidos, onde se prepara para a disputa do Dew Tour. Depois disso, parte do grupo segue para o Mundial de Street, em Roma, na Itália, que acontece entre 31 de maio e 6 de junho.

O skate brasileiro poderá contar com até 12 representantes nos Jogos de Tóquio, três por modalidade (Park e Street) e gênero.

A estreia do skate na Olimpíada será no dia 25 de julho, com o Street masculino, às 9h (horário do Japão). No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez do Street feminino. O Park fecha a participação do skate nos Jogos Olímpicos nos dias 4 e 5 de agosto, também com início às 9h, no horário local. Todas as disputas acontecerão no Ariake Urban Sports Park.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.