Toby Melville / Reuters
Toby Melville / Reuters

Maior medalhista dos Jogos de Inverno, norueguesa anuncia aposentadoria

Marit Bjoergen participará de última competição profissional no próximo fim de semana

Estadão Conteúdo

06 de abril de 2018 | 10h42

Atleta de inverno mais laureada da história olímpica, a norueguesa Marit Bjoergen anunciou nesta sexta-feira a sua decisão de se aposentar do esqui cross-country. "Eu não tenho a motivação necessária para dar 100% em outra temporada e é por isso que eu escolhi me aposentar", afirmou à emissora pública de TV na Noruega, a NRK.

+ Cidades de 7 países manifestam interesse em receber os Jogos de Inverno de 2026

+ Brasileiro de 15 anos termina em 6º no esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos

Apesar de se declarar sem a motivação necessária para seguir competindo, Bjoergen destacou que dexiar de competir não foi uma decisão fácil de ser tomada. "Foi uma era na minha vida, mais de 20 anos. Então é uma coisa especial dizer que esta é a minha última temporada como uma atleta", acrescentou.

Bjoergen tem um currículo impressionante no esqui cross-country, o que incluiu 15 medalhas de ouro olímpicas, sendo oito delas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Além disso, a norueguesa soma 114 vitórias individuais em 303 provas da Copa do Mundo e 26 medalhas em Mundiais, sendo 18 de ouro.

A rica histórica olímpica de Bjoergen começou com a conquista de uma medalha de prata em 2002 nos Jogos de Inverno de Salt Lake City. Ele também competiu e subiu ao pódio nas edições de 2006, 2010, 2014 e 2018 da Olimpíada. Nesta última em Pyeongchang, foram dois ouros, uma prata e dois bronzes. Assim, deixou para trás o compatriota Ole Einar Bjorndalen como atleta de inverno com mais medalhas olímpicas - 13, sendo oito de ouro.

Agora, então, a lenda dos esportes de inverno vai se aposentar. E, de acordo com Bjoergen, a sua última competição profissional será no próximo fim de semana, no Campeonato Norueguês, em Alta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.