Publicidade

Manex deixa Jogos de Inverno como 1º brasileiro a disputar 4 provas em uma edição

O atleta de 19 anos participou das provas de esqui cross-country, esquiatlo, sprint e 15km

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Manex Silva encerrou sua participação nos Jogos de Pequim neste sábado, ao completar a prova dos 50km na largada em massa do esqui cross-country, e atingiu uma marca nunca antes alcançada por um brasileiro. O esquiador é o primeiro do país a disputar quatro provas em uma mesma edição da Olimpíada de Inverno.

O jovem atleta de 19 anos terminou a prova em 58º lugar. Antes, havia disputado o esquiatlo, o sprint e os 15km. Apesar do recorde de participações, com o qual se mostrou feliz, ele fez uma autocrítica sobre o desempenho geral que teve durante as competições na China.

Manex Silva após completar a prova dos 30km na largada em massa do esqui cross-country. Foto: Odd ANDERSEN / AFP

PUBLICIDADE

"Ter participado dos Jogos Olímpicos foi muito positivo para mim, estou feliz, mas não completamente satisfeito. Acho que poderia ter feito um pouco mais e isso me motiva a continuar treinando duro. Ainda tem quatro anos pela frente para os próximos Jogos", analisou Manex.

Na sua última disputa dos Jogos, o esquiador teve que enfrentar uma sensação térmica de 26ºC negativos e muito vento no Centro Nacional de Esqui Cross-country, em Zhangjiakou. As condições climáticas estavam tão desfavoráveis que a prova começou uma hora mais tarde do que o previsto e o percurso precisou ser reduzido em 30km. "Não estava me sentindo muito bem com cãibras nas pernas, mas fiquei satisfeito por completar a prova e pelo resultado em si", afirmou.

Agora, Manex Silva, escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira, se prepara para a condução na Cerimônia de Encerramento dos Jogos, com início marcado para as 9 horas de domingo (horário de Brasília)."Eu acho que vai ser uma experiência única. Até agora, só tinha visto as Cerimônias pela TV. É um evento importante e fico feliz de levar a bandeira de um país tão grande quanto o Brasil", disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.