Kazuhiro Nogi/AFP
Kazuhiro Nogi/AFP

Maria Portela fatura o bronze no Grand Slam de Judô de Tóquio

Medalha coroa um bom ano de 2015 para a judoca do Brasil

Estadão Conteúdo

05 de dezembro de 2015 | 10h49

Depois de Sarah Menezes, mas uma brasileira brilhou no Grand Slam de Judô de Tóquio neste sábado - noite de sexta-feira no Brasil. De olho nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem, Maria Portela repetiu o feito da colega e também subiu ao pódio, ao faturar a medalha de bronze na categoria para atletas até 70 kg.

A medalha coroa um bom ano de 2015 para Maria Portela, que se despede da temporada com cinco idas ao pódio. A brasileira disputou nove competições no ano, disputou medalhas em sete delas e faturou um ouro, uma prata e três bronzes. Números animadores para quem sonha com a conquista na Olimpíada.

Maria Portela teve uma grande arrancada na competição deste sábado. Atropelou a luxemburguesa Lynn Mossong por ippon e venceu os difíceis duelo com a canadense Kelita Zupancic e a japonesa Karen Nun Ira. Nas semifinais, não foi páreo para a japonesa Yoko Ono, mas se recuperou rapidamente e derrotou a marroquina Assmaa Niang por ippon na disputa do bronze.

Mas o dia não foi apenas de bons resultados para o judô brasileiro. Na categoria para atletas até 81kg, o brasileiro Rafael Macedo decepcionou e caiu logo na estreia. O campeão mundial júnior de 2014 fez um combate equilibrado com o japonês Keita Nagashima, mas foi derrotado por um wazari.

Com duas medalhas de prata, o Brasil encerra sua participação no Grand Slam na noite deste sábado (horário de Brasília), a partir das 22h30. Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (+78 kg), Eduardo Bettoni (90 kg), Luciano Corrêa (100 kg), Rafael Buzacarini (100 kg) e David Moura (+100 kg) entrarão no tatame em busca de novos bons resultados nesta preparação para os Jogos do Rio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.