Annegret Hilse / Reuters
Annegret Hilse / Reuters

Maria Suelen sofre lesão no joelho e Mayra Aguiar entra na disputa por equipes em Tóquio

Judoca medalha de bronze na categoria até 78 kg terá de lutar na pesado, acima de 78kg

Redação, Estadão Conteúdo

30 de julho de 2021 | 09h22

A judoca Maria Suelen Altheman está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em um comunicado oficial, a Missão Brasileira em Tóquio 2020 e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) informaram, nesta sexta-feira, que a atleta sofreu lesão no ligamento patelar do joelho esquerdo e não integrará a equipe mista do Brasil nas lutas previstas para este sábado. Ela precisará passar por cirurgia no retorno ao Brasil. Mayra Aguiar, bronze na categoria até 78 kg, é única opção para disputa por equipes neste sábado.

A contusão ocorreu no combate de quartas de final do peso pesado feminino contra a francesa Romane Dicko, realizada nesta sexta-feira. Após ser avaliada pelo médico da equipe de judô, Guilherme Garofo, ainda no tatame, a atleta foi encaminhada para a realização de exames de imagem na Policlínica da Vila Olímpica, que confirmaram a lesão no ligamento patelar. Ela encerra sua terceira participação olímpica na sétima colocação.

"A Maria Suelen me ligou, chorando bastante, triste. Dói muito. Falando que teria chance mesmo com a derrota", disse o consultor dela e duas vezes medalhista olímpico, Leandro Guilheiro, ao SporTV.

Sem Maria Suelen, a equipe de judô vai utilizar a meio-pesado Mayra Aguiar em seu lugar para as lutas deste sábado. As disputas por equipes, prova inédita em Jogos Olímpicos, serão no mesmo horário das individuais, às 23h e às 5h. O Brasil, como cabeça de chave, sai de bye na primeira rodada e aguarda o vencedor do duelo entre Uzbequistão e Holanda. A escalação da equipe para o primeiro confronto será anunciada meia hora antes dos combates.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.