Publicidade

Martine e Kahena concorrem ao prêmio de melhor do ano

Dupla brasileira, que lidera o ranking da classe 49er FX e que conquistou o título mundial, foi indicada ao troféu pela Isaf

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A dupla Martine Grael e Kahena Kunze foi indicada nesta quarta-feira ao prêmio de melhor velejadora do ano, promovido pela Federação Internacional de Vela (Isaf). A solenidade de premiação será em Palma de Maiorca, na Espanha, no dia 4 de novembro. As concorrentes das brasileiras são a kitesurfista inglesa Steph Bridge e a windsurfista francesa Charline Picon. Entre os homens, os indicados são Mat Belcher e Will Ryan (470, AUS), Peter Burling e Blair Tuke (49er, NZL), Bill Hardesty (EUA), Giles Scott (Finn, GBR) e James Spithill (AUS). Desde que a classe 49er FX foi criada para fazer parte do programa dos Jogos de 2016, Martine e Kahena têm conquistado resultados expressivos em todos os eventos de que participam. Neste ano elas venceram o Mundial da Isaf, o Aquece Rio, evento-teste para as Olimpíadas, a Copa Brasil de Vela e as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela, além da Semana Olímpica de Garda Trentino, na Itália. Todos estes resultados colocaram as meninas no topo do ranking mundial.

Dupla Martine Grael/Kahena Kunze é o destaque brasileiro da 49erFX Foto: Divulgação/CBVela

O prêmio de melhor velejador do ano foi entregue pela primeira vez em 1994 e até hoje o Brasil foi contemplado três vezes: Robert Scheidt venceu em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, venceu em 2009. Qualquer velejador pode ser indicado e uma comissão decide quais serão os finalistas. Posteriormente, os membros das autoridades nacionais da Isaf votam naquele que será o campeão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.