Mayra Aguiar perde para francesa na semifinal e lutará pelo bronze no judô

Brasileira disputará bronze contra cubana, prata em Pequim-2008

Marcio Dolzan e Paulo Favero, enviado especial ao Rio, Estadão Conteúdo

11 Agosto 2016 | 16h18

Apesar do apoio da torcida na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Mayra Aguiar acabou perdendo na semifinal para a francesa Audrey Tcheumeo, a segunda colocada no ranking mundial, e agora vai disputar a medalha de bronze no judô contra a cubana Yalennis Castillo na categoria até 78kg. Nesta quinta-feira, a torcida vaiou bastante a arbitragem, e Mayra mostrou-se bastante decepcionada ainda no tatame.

O resultado é parecido com o que ocorreu nos Jogos de Londres, quando Mayra caiu também na semifinal e acabou ficando com o terceiro lugar ao vencer na disputa da medalha a holandesa Marhinde Verkerk. Tcheumeo também foi bronze em Londres e agora vai disputar a final da categoria até 78 kg.

Pelo chaveamento da competição, era esperado que Mayra e a norte-americana Kayla Harrison se enfrentassem na final, mas a brasileira caiu antes. Mayra iniciou bem seu dia de disputa superando a australiana Miranda Giambelli em apenas 42 segundos, por imobilização. Depois, enfrentou a alemã Luize Malzahn, quinta do ranking mundial, e venceu por um shido.

Caso conquiste a medalha de bronze, será a segunda do judô brasileiro no Rio. A outra foi conquistada por Rafaela Silva, que ficou com o ouro na categoria até 57 kg. Os outros judocas do País que já entraram no tatame acabaram ficando fora do pódio: Felipe Kitadai, Sarah Menezes, Charles Chibana, Erika Miranda, Alex Pombo, Mariana Silva, Victor Penalber, Maria Portela, Tiago Camilo e Rafael Buzacarini.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.