Paris pede que população dê ideias à candidatura para Olimpíada de 2024

Depois de tantas decepções consecutivas da tentativa de voltar a sediar a Olimpíada, a candidatura de Paris para os Jogos de 2024 está disposta a ouvir a população local. Nesta quarta-feira, os responsáveis por tentar levar o evento para a cidade pediram que os habitantes da França contribuam com novas ideias para tornar este sonho possível.

Estadão Conteúdo

06 de abril de 2016 | 09h47

Paris lançou o que ela própria denominou "a maior iniciativa de engajamento público para uma candidatura em todos os tempos na história olímpica". A intenção é aproveitar as melhores ideias fornecidas pela população local na elaboração do dossiê que será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na tentativa de levar os Jogos de volta para a França.

"Esta iniciativa é o resultado do aprendizado com as candidaturas anteriores e também de definir a melhor estratégia para vencer", explicou o copresidente da candidatura parisiense, Tony Estanguet, à agência The Associated Press. "Desde o início, nos preocupamos com o engajamento e como podemos realmente chegar a este ponto da melhor maneira. Com esta estratégia, oferecemos a chance de todos terem impacto na candidatura. Não apenas dizer 'sim' ou 'não'. Queremos dividir a candidatura com todos na França."

O primeiro passo para esta proposta aconteceu na noite da última terça-feira, quando 200 jovens de toda a França, com idade entre 15 e 25 anos, participaram de uma reunião justamente para terem suas propostas ouvidas. O público poderá dar sugestões sobre três temas principais para a candidatura: esportes e sociedade, desenvolvimento econômico e regional, celebração dos Jogos e engajamento.

As 100 melhores ideias que forem levantadas nestas reuniões ou postadas diretamente online até setembro serão colocadas no dossiê enviado ao COI. Paris está competindo com Roma, Los Angeles e Budapeste para receber a Olimpíada de 2024. A sede será escolhida em setembro do ano que vem.

A capital francesa tenta acabar com uma série de tentativas frustradas de receber novamente os Jogos. Sede em 1900 e 1924, Paris viu suas candidaturas para 1992, 2008 e 2012 serem derrotadas. A cidade inclusive decidiu desistir da Olimpíada de 2020 justamente para elaborar melhor sua candidatura para 2024.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.