EFE/EPAOLivier Hoslet
EFE/EPAOLivier Hoslet

Rio prevê trânsito no domingo pior do que no dia da abertura dos Jogos

Maratona, final do vôlei e reunião de chefes de Estado devem piorar situação

Constança Rezende, Estadão Conteúdo

19 Agosto 2016 | 17h18

A Prefeitura do Rio anunciou que o domingo, data da cerimônia de encerramento da Olimpíada, será o dia mais crítico no trânsito da cidade do que o da abertura. Isso acontecerá porque, no mesmo dia, haverá maratona masculina no Centro e no Aterro do Flamengo, na zona sul, pela manhã. Além disso, será o último dia de funcionamento do Boulevard Olímpico com a programação cultural. Também haverá finais de vôlei, no Maracanãzinho, na zona norte, e uma reunião de chefes de Estado no Palácio Itamaraty, que provocará o fechamento de ruas do centro.

Os bloqueios serão os mesmos para a cerimônia de encerramento e de abertura. Mas os horários dos fechamentos das ruas serão antecipados. "Será praticamente inviável ir para o centro de carro ou ônibus. Pedimos à população que use metrô, trens e barcas. Quem quiser ir ver o último dia da Pira (Olímpica) acesa, deve entrar no Boulevard pela Praça XV e andar no sentido Praça Mauá", recomendou o diretor da CET-Rio, Joaquim Dinis.

De acordo com o secretário-executivo de governo, Rafael Picciani, "as próximas 72 horas serão desafiadoras" para a cidade. "O Boulevard, que foi um sucesso absoluto de público, terá o seu pico no domingo, o que implicará alertas para a população. Além do planejamento do encerramento, que faz parte de uma sequência de eventos na cidade", disse.

O secretário também explicou os motivos de a próxima segunda-feira, 22, ser feriado na cidade. "Não é feriado porque há ressaca de final de festa, para a cidade se recuperar da energia que a Olimpíada trouxe. É uma necessidade porque estaremos com o fluxo grande de pessoas saindo da cidade. O Galeão (Aeroporto Internacional do Rio), por exemplo, terá um aumento de mais de 35% de voos", disse.

Em um dia comum, segundo a prefeitura, o aeroporto tem 240 voos. Por isso, na segunda, das 6h às 21h, os acessos à Linha Amarela serão restringidos. As áreas de lazer do Aterro do Flamengo e da orla carioca serão canceladas. As pistas exclusivas da Olimpíada só acabarão no fim da segunda-feira. Já o sistema do BRT da Olimpíada abrirá para a população a partir da próxima terça-feira.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Mais conteúdo sobre:
Olimpíada Aterro do Flamengo Praça

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.