Publicidade

Rival de Thiago Braz recua após comparar torcida brasileira à Alemanha nazista

Francês afirma que comparação veio em momento de irritação

PUBLICIDADE

Foto do author Gonçalo Junior
Por Gonçalo Junior
Atualização:

Depois de comparar o comportamento da torcida brasileira no Engenhão ao que os alemães fizeram com Jesse Owens nos Jogos de 1936, em Berlim, o francês Renaud Lavillenie, rival derrotado de Thiago Braz na disputa pelo ouro no salto com vara, o dono da medalha de prata recuou.

Na entrevista coletiva após a disputa da medalha nos Jogos do Rio, ele afirmou que foi um equívoco a referência ao nazismo, mas manteve a crítica à torcida. "Acho que cometi um erro. Foram minhas primeiras palavras e não queria comparar a isso. Foi só um sentimento que eu tive. Na minha vida toda eu nunca tive um sentimento como esse. Foi provavelmente porque estava muito irritado", disse Lavillenie.

Renaud Lavillenie critica torcida brasileira em prova no Engenhão Foto: Diego Azubel/EFE

PUBLICIDADE

Logo após a derrota, que foi causada, na visão do francês pelas vaias do público, ele fez referência à Alemanha nazista. Em Berlim-1936, o atleta negro Jesse Owens foi duramente vaiado pelo público alemão.

"Não houve fair play por parte do público. Isso é para futebol, não para o atletismo. Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Não víamos isso desde então. Para a Olimpíada, não é uma boa imagem. Não fiz nada para os brasileiros", declarou após a derrota.

O locutor do estádio chegou a pedir que a torcida parasse com as vaias, mas o silêncio não era respeitado. Thiago Braz saltou 6,03 metros e conquistou a primeira medalha do atletismo brasileiro nos Jogos do Rio.

PARTICIPE Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.