Simone Biles estreia com erros, mas consegue liderança na classificação geral em Tóquio

Uma das grandes estrelas dos Jogos Olímpicos, americana faz a etapa qualificatória da modalidade em quatro categorias: solo, salto, barras assimétricas e trave

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em uma estreia incomum, com alguns erros de execução e aparentemente nervosa, Simone Biles, uma das grandes estrelas da Olimpíada de Tóquio, fez suas primeiras provas na ginástica artística na madrugada deste domingo (horário de Brasília) e, mesmo com as pequenas falhas, garantiu o melhor resultado individual da classificação geral na subdivisão 3, com o total acumulado de 57.731 pontos. A cinco vezes medalhista olímpica fez a etapa qualificatória da modalidade em quatro categorias: solo, salto, barras assimétricas e trave.

O começo de sua participação em Tóquio foi no solo, no qual é especialista e grande favorita para a conquista da medalha de ouro. Sob o som de "Tokyo Drift", música conhecida pela trilha sonora da franquia do cinema "Velozes e Furiosos", Biles fez seus movimentos e suas acrobacias mirabolantes de forma muito intensa - até demais.

Simone Biles durante sua apresentação na trave Foto: Loic Venance / AFP

PUBLICIDADE

Em uma das aterrissagens chegou a sair do tablado, algo bastante incomum para ela. Apesar disso, o erro custou apenas 0.3 de penalização em sua pontuação porque Biles não chegou a cair ou se desequilibrar. Como comparação, quando isso acontece, os ginastas perdem automaticamente 1.0 de ponto.

No solo, a ginasta americana garantiu o segundo lugar, com 14,133 pontos, atrás da italiana Vanessa Ferrari. Em seguida, Biles, de 24 anos, foi para o salto e conseguiu a melhor nota da prova, com 15,183. Nas barras assimétricas e na trave, aparelhos em que é considerada menos favorita do que no solo e no salto, ela chegou a se classificar, mas sem muito brilho e contando com a regulamentação da ginástica artística, que permite que apenas duas atletas do mesmo país avancem à próxima fase. E foi o que aconteceu nessas duas provas.

Nas barras, Biles ficou na oitava posição, mas quatro ginastas russas estavam no páreo e as duas melhores se classificaram, deixando a americana na sexta colocação, com 14,566 pontos. Na trave, fez bons movimentos e piruetas, mas errou bastante na saída, se desequilibrou e deu alguns passos para trás na hora de aterrissar e agradecer pela apresentação.

Simone Biles durante apresentação no solo Foto: Lionel Bonaventure / AFP

Biles, no somatório geral, entre alguns erros e muitos acertos, ficou na primeira posição do individual geral, à frente de Sunisa Lee (57,166) e da russa Angelina Melnikova (57,132). Porém, as atletas do Comitê Olímpico da Rússia (ROC, na sigla em inglês) garantiram, até então, o primeiro lugar na classificação geral por país, lembrando que tanto no individual quanto no geral há disputa por medalha. Os Estados Unidos, representados principalmente por Biles, ficaram na segunda colocação geral na subdvisão da madrugada deste domingo. Saiba mais sobre Simone Billes nesta reportagem do Estadão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.