Sam Robles / CBF
Sam Robles / CBF

Sorteio dos grupos de futebol de Tóquio-2020 será dia 21 de abril

Dez seleções já se classificaram para o torneio feminino, enquanto 14 estão confirmadas no masculino

Redação, Estadão Conteúdo

22 de março de 2021 | 09h00

O sorteio do torneio olímpico de futebol dos Jogos de Tóquio-2020 será realizado em 21 de abril na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. Vão participar 16 seleções no masculino e 12 no feminino. Todos poderão acompanhar a cerimônia no canal da Fifa no Youtube. "Nos sorteios dos Torneios Olímpicos de Futebol Masculino e Feminino, vamos vivenciar grandes emoções à medida que as 28 seleções qualificadas conheçam o caminho que terão de percorrer para alcançar a glória e o ouro em Tóquio. Os sorteios dão aos jogadores, treinadores e dirigentes a oportunidade de avançar em seus preparativos. Será um marco especial e emocionante na história do futebol olímpico, tanto masculino quanto feminino", disse Sarai Bareman, diretor da divisão de futebol feminino da Fifa.

O Brasil, no masculino, é o atual campeão olímpico, com o ouro conquistado nos Jogos do Rio, em 2016, com a geração de Neymar. No feminino, a equipe campeã na última edição olímpica foi a Alemanha.

Mikako Kotani, diretor de esportes dos Jogos de Tóquio: "Estou animado que os sorteios dos Torneios Olímpicos de Futebol de Tóquio 2020 estão finalmente ocorrendo. Este é um momento crucial na preparação da segunda competição olímpica de futebol em nosso país, depois de Tóquio 1964, e também para sediar o torneio olímpico de futebol feminino pela primeira vez no Japão.

Esses torneios extraordinários serão inesquecíveis e a experiência será diferente das edições anteriores. Como diretor de esportes de Tóquio 2020, estou ansioso para hospedar esses torneios no Japão e tenho certeza de que fãs e atletas de todo o mundo terão memórias indeléveis deles. Desejo a todos eles boa sorte. Vejo você no Japão neste verão."

O Estádio de Tóquio receberá a primeira partida da seleção masculina do país e o Estádio Olímpico - também localizado na capital japonesa - vai ser sede da final feminina, bem como as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos. As cidades de Sapporo, Miyagi, Kashima, Saitama e Yokohama também sediarão grandes confrontos de 21 de julho a 7 de agosto de 2021.

Dez seleções já se classificaram para o torneio feminino. Camarões x Chile e Coreia do Sul x China, ambos em abril decidem as duas últimas vagas. Já no masculino, quatorze nações já se classificaram e as duas últimas vagas serão decididas no torneio classificatório da Concacaf, que acontece em Guadalajara (México) de 18 a 30 de março.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.