PUBLICIDADE

Publicidade

Tempestade tropical pode atingir Tóquio no dia do encerramento dos Jogos Olímpicos

Agência meteorológica japonesa avisou que haverá ventos fortes, ondas altas e risco de deslizamentos e inundações ao longo da costa leste 

Por AFP
Atualização:

Uma tempestade tropical pode atingir Tóquio neste domingo, último dia dos Jogos Olímpicos, informaram os organizadores do evento nesta sexta-feira, mas não anunciaram nenhuma mudança no programa de competição. 

A agência meteorológica do Japão avisou que haverá ventos fortes, ondas altas e risco de deslizamentos e inundações ao longo da costa leste da tarde de sábado até domingo, quando a tempestade tropical Mirinae deve passar pela capital. A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos será na noite de domingo. 

Tempestade tropical pode atingir Tóquio no dia do encerramento dos Jogos Olímpicos Foto: Hannah Mckay / Reuters

PUBLICIDADE

Alguns eventos, principalmente polo aquático e ginástica rítmica, acontecerão naquele dia em locais cobertos. As competições de ciclismo de pista também estão programadas em Shizuoka, ao sudoeste de Tóquio, enquanto a maratona masculina começará na manhã de domingo na cidade de Sapporo, no extremo norte. 

"Estamos observando com firmeza e calma" o caminho da tempestade, disse à imprensa Masa Takaya, porta-voz do comitê organizador Tóquio 2020. 

Outra tempestade atingiu o Japão na semana passada, forçando os organizadores a reagendar alguns eventos de remo e tiro com arco, embora tenham antecipado as finais do surfe para aproveitar as fortes ondas. 

Nesta sexta-feira, o Mirinae estava cerca de 100 quilômetros ao norte da Ilha Minamidaito, perto do arquipélago sul de Okinawa. Estava se movendo para o leste, com rajadas de até 108 quilômetros por hora. Outra tempestade tropical está pairando sobre o Estreito de Taiwan em direção ao Japão. 

A temporada de tufões no Japão vai de maio a outubro, com picos em agosto e setembro. Em 2019, o tufão Hagibis atingiu o Japão quando o país estava era sede da Copa do Mundo de Rúgbi e matou mais de 100 pessoas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.