Chris Young/AP
Chris Young/AP

Toronto apresenta as cobiçadas e exclusivas medalhas dos Jogos

De ouro, prata ou bronze, todas serão diferenciadas e únicas

O Estado de S. Paulo

03 Março 2015 | 15h00

A festa dos esportes que precede a Olimpíada do Rio, em 2016, começou para valer nesta terça-feira. Em evento no Royal Ontario Mureum, em Toronto, no Canadá, foram apresentadas as medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos. Serão 4.283 atletas premiados em diversas modalidades e cada um poderá se orgulhar de conquistar uma medalha exclusiva.

Trabalhada com uma técnica chamada Mokume-gane na Royal Canadian Mint (instituição responsável pelas moedas do Canadá), as medalhas têm design único. E até seus metais vêm de diferentes locais e países. O cobre, por exemplo, é extraído da mina Zaldivar, no Chile. A prata vem da mina Pueblo Viejo, na República Dominicana, enquanto o ouro sai da mina Hemlo, em Ontario, no Canadá.

Faltam 129 dias para a largada do Pan de Toronto, que será disputado entre os dias 10 e 26 de julho. A cidade ainda sediará o Parapan, entre 7 e 15 de agosto e a meta dos canadenses é recuperar o terceiro lugar no geral, perdido para o Brasil em 2007, no Rio.

Além das tradicionais medalhas de ouro, prata e bronze, os canadenses distribuirão 15.664 medalhas por participação aos atletas. Mas o que valerá mesmo será subir ao pódio.

Campeão dos 100 m costas em Barcelona/1992, o nadador canadense Mark Towksbury foi o responsável por apresentar o sonho de todo atleta. As medalhas apresentadas à imprensa nesta terça-feira, ficaram em exposição no Royal Ontario Museum entre os dias 14 e 19 de março. E serão exibidas ao público que acompanhará a competição em Toronto no CIBC Pan AM Parque durante os Jogos.

Esta vai ser a terceira vez que o Canadá sediará os Jogos Pan-Americanos. Nas outras duas oportunidades, a competição ocorreu em Winnipeg, em 1967 e 1999.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.