Toshifumi Kitamura/AFP
Toshifumi Kitamura/AFP

Turquia conquista primeiro ouro no Rio-2016 com vitória na luta olímpica

Taha Akgul derrotou o iraniano Komeil Ghasemi na categoria até 125kg

Estadão Conteúdo

20 de agosto de 2016 | 22h13

A Turquia faturou neste sábado sua primeira medalha de ouro nos Jogos do Rio com a vitória de Taha Akgul sobre o iraniano Komeil Ghasemi na decisão da luta olímpica, na categoria de 125kg.

Com a conquista, o país chegou a oito medalhas no total na Olimpíada, sendo cinco delas somente na luta: duas de prata, duas de bronze e agora o ouro de Akgul. A Turquia ainda tem uma prata no levantamento de peso, um bronze nos 400m com barreira masculino e outro terceiro lugar com o tae kwon do.

O iraniano ao menos melhorou sua colocação em relação aos Jogos de Londres-2012, quando terminou em terceiro lugar. Desta vez, os bronzes ficaram com o bielo-russo Ibrahim Saidau e o georgiano Geno Petriashvili, que nas duas repescagens venceram, respectivamente, o armênio Levan Berianidze e o norte-americano Tervel Ivaylov.

Outra categoria que definiu medalhas neste sábado foi a dos 86kg. O russo Abdulrashid Sadulaev, de 20 anos, derrotou o turco Selim Yasar e se tornou o terceiro lutador mais jovem a conquistar uma medalha de ouro na modalidade.

Um dos bronzes ficou com Sharif Sharifov, do Azerbaijão. Campeão olímpico em Londres-2012, ele venceu na disputa o venezuelano Pedro Francisco Ceballos. A outra terceira colocação foi para o norte-americano J'den Michael Tbory Cox, que derrotou o cubano Reineris Salas.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Mande um WhatsApp para o número (11) 99371-2832 e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio 2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.