Daniyar Mailybayev
Daniyar Mailybayev

Medalhista enfrenta 'criminoso' na eleição da Associação Internacional de Boxe

Serik Konakbayev, do Cazaquistão, teve candidatura confirma pelo Corte Arbitral do Esporte

Estadão Conteúdo

30 Outubro 2018 | 16h30

Dois candidatos vão disputar a eleição para presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA, na sigla em inglês), neste sábado, em Moscou. A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) autorizou a candidatura de Serik Konakbayev, do Cazaquistão.

Konakbayev, medalhista olímipico de prata na categoria dos meio-médios nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, pela União Soviética, vai disputar contra o presidente interino da AIBA, Gafur Rakhimov, descrito pelo Departamento de Tesouro dos Estados Unidos como "um dos principais criminosos do Usbequistão". Os ativos de Rakhimov na jurisdição norte-americana foram bloqueados.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ameaçou a AIBA de banir o boxe dos Jogos Olímpicos já a partir de Tóquio-2020, se Rakhimov ganhar a eleição.

O COI não deixou Rakhimov assistir aos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires no início do mês e as autoridades britânicas bloquearam seu pedido de credenciamento para as Olimpíadas de Londres de 2012.

O CAS afirmou que seu painel confirmou o apelo de Konakbayev após uma audiência na última segunda-feira para retirar a sua exclusão pela AIBA para competir contra Rakhimov.

Um comitê eleitoral da AIBA havia considerado sua candidatura inválida por perder o prazo de inscrição. Mas a CAS indicou que Konakbayev apresentou a sua candidatura com o apoio de 20 garantias na forma e no prazo adequados para fazê-lo e que o comitê o rejeitou indevidamente.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.