PUBLICIDADE

Por tensão política, Coreia do Norte não irá mais sediar Mundial Júnior de Judô

Federação Internacional de Judô considerou que crise pode representar ameaça à segurança dos competidores

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que decidiu mudar a sede da edição deste ano do Mundial Júnior da modalidade. O evento, que aconteceria entre os dias 8 e 12 de outubro em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, agora vai ser realizado em Zagreb, na Croácia.

PUBLICIDADE

O motivo da mudança, de acordo com a entidade, são os riscos que a crise política em que a Coreia do Norte está inserida podem representar à segurança dos competidores. Nas últimas semanas, a tensão entre o país e os Estados Unidos se intensificou, com a possibilidade de um conflito nuclear caso Washington tome ações militares contra a península norte-coreana.

Segundo a nota emitida pela IJF, a comunicação de dentro do país com o resto do mundo e as dificuldades para transmissões ao vivo também foram questões decisivas para que a entidade decidisse alterar a sede do Mundial.

"A situação (política internacional do país) é alarmante e é difícil prever o que pode acontecer", explica a federação, que também destacou: "Alguns países - federações nacionais e pessoas individualmente - entraram em contato com a IJF formalmente e informalmente demonstrando preocupação com a realização do evento".

A entidade anunciou ainda que, futuramente, pretende realizar eventos na Coreia do Norte, mas que isso dependerá da estabilidade política do país.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.