Kimimasa Mayama/EFE
Kimimasa Mayama/EFE

Azarenka e Sharapova estreiam com vitória em Tóquio

Tenistas garantiram vaga nas oitavas de final da competição que distribui US$ 2,1 milhões em prêmios

AE, Agência Estado

25 de setembro de 2012 | 08h52

TÓQUIO - A bielo-russa Victoria Azarenka e a russa Maria Sharapova estrearam com vitória no Torneio de Tóquio, nesta terça-feira, e garantiram vaga nas oitavas de final da competição que distribui US$ 2,1 milhões em prêmios e é realizada em piso sintético.

Líder do ranking mundial e principal cabeça de chave na capital japonesa, Azarenka arrasou a austríaca Tamira Paszek por 2 sets a 0, com duplo 6/1. Já Sharapova, pré-classificada como segunda maior favorita ao título, sofreu mais do que imaginava para superar a britânica Heather Watson, de virada, com parciais de 6/7 (7/9), 6/3 e 6/4.

Após o fácil triunfo na estreia, Azarenka terá pela frente nas oitavas de final a italiana Roberta Vinci, que nesta terça passou sem problemas pela francesa Pauline Parmentier com parciais de 6/3 e 6/1. Sharapova, por sua vez, medirá forças na próxima fase com a checa Lucie Safarova, que na segunda rodada contou com a desistência da sua compatriota Klara Zakopalova e nem precisou atuar para avançar na competição.

Várias outras favoritas asseguraram lugar nas oitavas de final em jogos já encerrados desta terça-feira, mas, entre o grupo das principais aspirantes ao título, a checa Petra Kvitova decepcionou ao ser eliminada já na estreia. Quarta cabeça de chave, ela acabou superada pela croata Petra Martic ao cair por duplo 6/4. Desta forma, a tenista da Croácia se credenciou para encarar na próxima fase a russa Nadia Petrova, que nesta quarta derrotou a romena Simona Halep por 7/6 (7/4) e 6/0.

Já a alemã Angelique Kerber, a italiana Sara Errani, a chinesa Na Li, a australiana Samantha Stosur e a francesa Marion Bartoli confirmaram favoritismo como cabeças de chave e garantiram lugar nas oitavas de final. Kerber venceu a japonesa Ayumi Morita por 6/3 e 6/4, Errani superou a sueca Johanna Larsson por 6/3 e 7/6 (7/1), Na Li eliminou a russa Anastasia Pavlyuchenkova com 7/5, 4/6 e 6/2, Stosur passou pela italiana Francesca Schiavone, de virada, com 4/6, 6/2 e 7/5, e Bartoli derrotou a alemã Julia Goerges por 6/2 e 7/5.

A sérvia Ana Ivanovic, 11.ª cabeça de chave, acabou eliminada pela polonesa Urszula Radwanska, que venceu, de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/2. Com o resultado, a tenista da Polônia assegurou vaga nas oitavas de final, fase em que enfrentará Angelique Kerber.

Já Errani e Bartoli travarão um duelo de cabeças de chave na luta por um vaga nas quartas de final. O mesmo vale para o confronto entre Stosur e a eslovaca Dominika Cibulkova, 12.ª pré-classificada, que nesta quarta arrasou a chinesa Jie Zheng por 6/0 e 6/3.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.