PUBLICIDADE

Bellucci bobeia e leva susto, mas põe Brasil à frente diante do Equador na Davis

Tenista vence por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (1/7), 4/6 e 6/4

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Amplo favorito, o brasileiro Thomaz Bellucci deu indícios de que teria dia dos mais fáceis diante Emilio Gómez nesta sexta-feira. Na casa do adversário, na cidade de Ambato, o número 67 do mundo abriu 2 sets a 0 e chegou a ter uma quebra de vantagem no terceiro, mas bobeou e permitiu a reação do 272.º colocado do ranking. Na quinta e última parcial, mais sofrimento, mas Bellucci levou a melhor e colocou o Brasil à frente do Equador no confronto da Copa Davis.

O triunfo do brasileiro por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (1/7), 4/6 e 6/4, fez o País abrir 1 a 0 sobre o Equador no Zonal Americano. Se passar pelo adversário, o time do capitão João Zwetsch vai disputar uma repescagem na briga por vaga no Grupo Mundial em 2018.

Bellucci levou a melhor diante de Emilio Gómez e colocou o Brasil à frente do Equador no confronto da Copa Davis Foto: Lynne Sladky|AP

PUBLICIDADE

Os 2.500m de altitude em Ambato pareceram causar efeito em Bellucci ao longo do confronto. Até porque no início, o número 1 do Brasil impôs a superioridade que se esperava dele e abriu vantagem confortável sem maiores dificuldades. Nos dois primeiros sets, confirmou três quebras de serviço e defendeu bem seu próprio saque para abrir 2 a 0 de frente.

O confronto parecia decidido quando Bellucci largou à frente na terceira parcial. Com 4 a 3, sacava para abrir dois games de vantagem e ficar a um de fechar a partida. Mas aí, passou a errar muito, deu confiança a Gómez e o adversário cresceu, vencendo no tie-break e diminuindo a diferença.

A derrota no set pareceu abalar o sempre oscilante lado psicológico de Bellucci, que voltou irreconhecível para o quarto set. Nervoso e errando cada vez mais, viu o equatoriano dominar a parcial e deixar o confronto em igualdade.

O set decisivo começou da mesma forma, e Gómez se beneficiou da apatia de Bellucci para quebrar seu saque. Mas a derrota no game pareceu acordar o brasileiro, que devolveu a quebra logo na sequência e passou a atacar o serviço do adversário. Até que no décimo game, a postura do visitante surtiu efeito e ele aproveitou outro break point para fechar o duelo.

O Brasil volta à quadra em Ambato ainda nesta sexta-feira, quando Thiago Monteiro, número 81 do mundo, enfrentará o dono da casa Roberto Quiroz, 232.º do ranking. Se levar a melhor novamente, o time brasileiro pode fechar o confronto já no sábado, no jogo de duplas, em que Bruno Soares e Marcelo Melo enfrentarão Gonzalo Escobar e Roberto Quiroz.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.