Evelson de Freitas/Estadão
Evelson de Freitas/Estadão

Bellucci se garante no US Open antes de deixar Top 100

Pelos critérios da competição, entraram na chave principal os 102 primeiros colocados do ranking atual

AE, Agência Estado

17 de julho de 2013 | 18h52

NOVA YORK - Thomaz Bellucci escapou de disputar a fase de classificação para competir no US Open, no fim de agosto, em Nova York. O brasileiro foi confirmado na chave principal do último Grand Slam da temporada nesta quarta-feira a partir da definição da organização do torneio de utilizar o ranking desta semana para anunciar as vagas diretas.

Pelos critérios da competição, entraram na chave principal os 102 primeiros colocados do ranking atual. Bellucci, por ser o 70º na lista da ATP, garantiu sua classificação antecipada. O brasileiro, porém, corria o risco de ficar de fora porque vai cair no ranking a partir da lista atualizada na próxima segunda.

Ele deve aparecer fora do Top 100 após ser eliminado logo na estreia do ATP 500 de Hamburgo. O tenista vem caindo constantemente no ranking porque esteve afastado das quadras nos últimos dois meses em razão de uma lesão no abdome. Ao deixar o Top 100, Bellucci provavelmente não entraria direto na chave principal e precisaria passar pelo qualificatório.

Ao utilizar o ranking desta semana, antes da queda do brasileiro, o US Open acabou ajudando o tenista, o único do Brasil que entrará direto na chave principal. Rogério Silva e João Souza, o Feijão, vão disputar o quali e são os que têm mais chance de fazer companhia a Bellucci.

Entre os favoritos, o US Open contará com seis campeões em quadra: Novak Djokovic, Andy Murray, o atual campeão, David Ferrer, Rafael Nadal, Roger Federer, Juan Martín Del Potro e Lleyton Hewitt.

Os critérios para formar a chave feminina serão anunciados nesta quinta-feira. Teliana Pereira é a brasileira mais bem ranqueada e sonha em disputar uma chave principal de Grand Slam pela primeira vez na carreira. Mas, como ocupa atualmente a 105ª posição, pode ficar de fora, caso a organização do torneio também utilize o ranking desta semana para definir as vagas diretas. Nesse caso, ela teria que disputar o qualificatório.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisUS OpenBellucci

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.