Paul ELLIS / AFP
Paul ELLIS / AFP

Bia Haddad é campeã do WTA de Birmingham após abandono de Shuai Zhang

Final é encerrada após chinesa sofrer lesão no pescoço e desistir da partida; brasileira vencia primeiro set por 5 a 4

Redação, Estadão Conteúdo

19 de junho de 2022 | 12h55

Dez vitórias consecutivas e Bia Haddad comemora seu segundo título de simples seguido em quadras de grama antes de Wimbledon. Uma semana após conquistar Nothingham, a tenista brasileira ergueu o troféu em novo WTA 250, agora em Birmingham, também na Inglaterra, neste domingo, em dia de jornada dupla e com final terminada antes por causa de abandono da chinesa Shuai Zhang ainda no primeiro set por lesão no pescoço.

Em sua melhor fase da carreira, Bia chegará empolgada ao terceiro Grand Slam do ano. A brasileira queria adquirir mais força e experiência na grama antes de jogar Wimbledon e fez da melhor maneira possível: somente com vitórias e três troféus novos para a coleção da 32ª do mundo - também foi campeã de duplas em Nothingham. A conquista deve fazê-la crescer no ranking.

Por causa da chuva na Inglaterra, Bia Haddad e Shuai Zhang tiveram seus jogos das semifinais adiados para este domingo. E antes de disputar a final, a brasileira somou mais um importante resultado na carreira, ao ganhar com maestria da cabeça de chave 2, a romena Simona Halep, que foi a melhor do mundo em 2009/10 e 2017.

Em uma disputa acirrada, a tenista brasileira fez 2 a 1 contra a favorita, parciais de 6/3, 2/6 e 6/4, para se garantir na decisão. Também na semifinal, Shuai Zhang deixou uma romena pelo caminho em Birmingham. Fez 4/6, 6/1 e 7/6 (7/5) sobre Sorana Cirstea.

O começo da decisão foi com susto para a brasileira. Zhang quebrou o serviço e abriu logo 2 a 0. E teve três chances no saque para ampliar para 3 a 0. Mas Bia Haddad reagiu, quebrou o serviço da oponente e depois empatou em 2 a 2. Em nova quebra, a brasileira virou para 4 a 3 e ainda confirmou o saque para abrir 5 a 3. Zhang diminuiu, mas não resistiu às dores na região do pescoço quando Bia se preparava para sacar. Após atendimento médico, a chinesa optou por abandonar.

Zhang caminhou até a rede e deu um abraço na brasileira, com a qual foi campeã de duplas há uma semana em Nothingham. A chinesa também estava na decisão de duplas em Birmingham, agora ao lado da belga Elise Mertens.

"Trabalhamos muito todos os dias. Eu tenho as pessoas certas ao meu lado. Ninguém sabe o quanto trabalhamos nos últimos dois anos. Eu tive muita força e determinação. Estou muito feliz por estar aqui. Tudo o que passei na minha vida me deu muita força. Acho que sem essa força eu não teria tanto foco e determinação. Estou muito feliz", disse Bia.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisBia Haddad

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.