Brasil pegará EUA fora de casa em volta à elite da Davis

O sorteio dos confrontos do Grupo Mundial da Copa Davis de 2013 foi realizado na manhã desta quarta-feira, em Londres, e definiu que o Brasil terá de enfrentar os Estados Unidos, fora de casa, em sua volta à elite da competição. O duelo entre os dois países será disputado entre os dias 1.º e 3 de fevereiro, em cidade e piso a serem anunciados posteriormente pelos norte-americanos.

AE, Agência Estado

19 de setembro de 2012 | 08h45

O confronto diante dos Estados Unidos marcará o retorno do Brasil ao Grupo Mundial após nove anos de ausência. A volta à elite foi selada no último sábado, em São José do Rio Preto (SP), onde Marcelo Melo e Bruno Soares venceram o duelo de duplas e liquidaram em 3 a 0 a série melhor de cinco partidas contra a Rússia na repescagem da competição.

Embora o Brasil tenha escapado de pegar potências como Espanha, Sérvia e Suíça, o fato de o sorteio ter definido os Estados Unidos pela frente na Davis pode ser considerado um azar para os brasileiros, pois o rival conta com o atual número 10 do ranking mundial, John Isner, e ostenta a melhor dupla do circuito profissional, formada pelos irmãos Mike e Bob Bryan.

Para completar, os Estados Unidos deverão escolher um piso rápido, no qual os brasileiros não se sentem à vontade e que favorece em muito o jogo dos norte-americanos, até pelo fato de que Isner é um grande sacador.

Essa será a quinta vez que Brasil e Estados Unidos se enfrentam em um confronto da Davis, sendo que os norte-americanos levaram a melhor em três dos quatro duelos travados até hoje. O Brasil só venceu em 1966, por 3 a 2, em Porto Alegre, depois de ter sido superado pelo rival em 1932 e 1957, em ambas ocasiões por 5 a 0, fora de casa.

Já no último confronto entre os dois países, em 1997, os norte-americanos bateram os brasileiros por 4 a 1, em Ribeirão Preto (SP), onde o então novato Gustavo Kuerten defendeu o País ao lado de Fernando Meligeni e Jaime Oncins. Com o adversário contando com Jim Courier, ex-líder do ranking mundial e atual capitão dos Estados Unidos na Davis, o Brasil só ganhou a partida de duplas da série melhor de cinco.

O sorteio desta quarta-feira definiu também os outros sete confrontos da primeira rodada do Grupo Mundial de 2013. Antes temida pelos brasileiros como um possível rival na volta à elite, a Espanha enfrentará o Canadá, fora de casa. Os checos, finalistas da atual edição da competição assim como os espanhóis, terão de encarar logo de cara a Suíça de Roger Federer, em solo suíço.

A Sérvia, liderada por Novak Djokovic, medirá forças com a Bélgica, também longe de seus domínios. Já a Argentina, eliminada pela República Checa na semifinal desta Davis, iniciará o Grupo Mundial de 2013 atuando em casa diante da Alemanha. Itália x Croácia, França x Israel e Casaquistão x Áustria , com italianos, franceses e casaques como mandantes, são os outros três duelos que foram sorteados nesta quarta.

Confira os confrontos do Grupo Mundial da Copa Davis de 2013

Canadá x Espanha

Itália x Croácia

Bélgica x Sérvia

Estados Unidos x Brasil

França x Israel

Argentina x Alemanha

Casaquistão x Áustria

Suíça x República Checa

Tudo o que sabemos sobre:
tênisCopa DavisBrasilEstados Unidos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.