19 de setembro de 2012 | 11h00
Os norte-americanos, derrotados na semifinal deste ano pela Espanha, jogarão em casa, em piso ainda a ser determinado pelos anfitriões, já que o último confronto entre os dois países foi realizado no Brasil, em 1997.
"Confronto bastante duro, mas acredito que se nos prepararmos bem novamente, podemos surpreendê-los", afirmou o capitão brasileiro João Zwetsch após o sorteio, segundo nota da Confederação Brasileira de Tênis.
O Brasil jogou quatro vezes contra os Estados Unidos e venceu apenas uma, em 1966. Os Estados Unidos são os maiores vencedores na história da Copa Davis, com 32 títulos, o último conquistado em 2007.
A equipe brasileira conseguiu se classificar para a disputa do Grupo Mundial da Davis na próxima temporada ao derrotar a Rússia, no fim de semana, pela repescagem da competição, em São José do Rio Preto (SP).
A primeira rodada da Copa Davis em 2013 será disputada entre os dias 1o e 3 de fevereiro.
A Espanha, pentacampeã do torneio, vai enfrentar uma longa viagem ao Canadá na primeira rodada, enquanto a República Tcheca, sua adversária na decisão deste ano, jogará com a Suíça em sua estreia na próxima temporada.
A final da Davis entre Espanha e República Tcheca será disputada entre 16 e 18 de novembro, em território tcheco.
"O Canadá é um dos adversários mais difíceis que a gente poderia enfrentar, não apenas pela qualidade do time liderado por Milos Raonic mas também pelo fato de jogarmos fora de casa apenas uma semana após o Aberto da Austrália", disse o capitão da equipe espanhola, Alex Corretja.
"Será uma longa viagem e teremos todos os efeitos do fuso-horário. Será um confronto duro, mas o importante agora é focar na final que temos pela frente dentro de dois meses contra a República Tcheca", disse ele ao site da federação espanhola de tênis.
A Argentina, derrotada na semi deste ano pelos tchecos, jogará em casa na abertura da campanha de 2013 contra a Alemanha.
A França, que tem como novo capitão o ex-jogador Arnaud Clement, vai jogar em casa com Israel, enquanto o Cazaquistão receberá a Áustria. A Itália enfrentará a Croácia.
A Sérvia, campeã da Davis em 2010, enfrentará a Bélgica, fora de casa.
Veja como ficaram os confrontos da 1a rodada da Copa Davis após o sorteio desta quarta-feira:
Canadá x Espanha
Itália x Croácia
Bélgica x Sérvia
EUA x Brasil
França x Israel
Argentina x Alemanha
Cazaquistão x Áustria
Suíça x República Tcheca
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janerio, e Clare Fallon, em Londres)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.