Brasil vai enfrentar os EUA em retorno ao Grupo Mundial da Davis

O Brasil vai enfentar a forte equipe dos Estados Unidos na primeira rodada da Copa Davis de 2013, no retorno brasileiro à primeira divisão da competição de tênis por equipes após nove anos, de acordo com sorteio realizado nesta quarta-feira.

Reuters

19 de setembro de 2012 | 11h00

Os norte-americanos, derrotados na semifinal deste ano pela Espanha, jogarão em casa, em piso ainda a ser determinado pelos anfitriões, já que o último confronto entre os dois países foi realizado no Brasil, em 1997.

"Confronto bastante duro, mas acredito que se nos prepararmos bem novamente, podemos surpreendê-los", afirmou o capitão brasileiro João Zwetsch após o sorteio, segundo nota da Confederação Brasileira de Tênis.

O Brasil jogou quatro vezes contra os Estados Unidos e venceu apenas uma, em 1966. Os Estados Unidos são os maiores vencedores na história da Copa Davis, com 32 títulos, o último conquistado em 2007.

A equipe brasileira conseguiu se classificar para a disputa do Grupo Mundial da Davis na próxima temporada ao derrotar a Rússia, no fim de semana, pela repescagem da competição, em São José do Rio Preto (SP).

A primeira rodada da Copa Davis em 2013 será disputada entre os dias 1o e 3 de fevereiro.

A Espanha, pentacampeã do torneio, vai enfrentar uma longa viagem ao Canadá na primeira rodada, enquanto a República Tcheca, sua adversária na decisão deste ano, jogará com a Suíça em sua estreia na próxima temporada.

A final da Davis entre Espanha e República Tcheca será disputada entre 16 e 18 de novembro, em território tcheco.

"O Canadá é um dos adversários mais difíceis que a gente poderia enfrentar, não apenas pela qualidade do time liderado por Milos Raonic mas também pelo fato de jogarmos fora de casa apenas uma semana após o Aberto da Austrália", disse o capitão da equipe espanhola, Alex Corretja.

"Será uma longa viagem e teremos todos os efeitos do fuso-horário. Será um confronto duro, mas o importante agora é focar na final que temos pela frente dentro de dois meses contra a República Tcheca", disse ele ao site da federação espanhola de tênis.

A Argentina, derrotada na semi deste ano pelos tchecos, jogará em casa na abertura da campanha de 2013 contra a Alemanha.

A França, que tem como novo capitão o ex-jogador Arnaud Clement, vai jogar em casa com Israel, enquanto o Cazaquistão receberá a Áustria. A Itália enfrentará a Croácia.

A Sérvia, campeã da Davis em 2010, enfrentará a Bélgica, fora de casa.

Veja como ficaram os confrontos da 1a rodada da Copa Davis após o sorteio desta quarta-feira:

Canadá x Espanha

Itália x Croácia

Bélgica x Sérvia

EUA x Brasil

França x Israel

Argentina x Alemanha

Cazaquistão x Áustria

Suíça x República Tcheca

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janerio, e Clare Fallon, em Londres)

Tudo o que sabemos sobre:
TENISDAVISSORTEIOBRASILXEUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.