Luiz Candido/CBT
Luiz Candido/CBT

Brasileiros perdem no qualifying e Monteiro estreará contra Isner na Austrália

Número 1, Barty vence reedição da final de Roland Garros e vai à semi em Adelaide

Redação, Estadão Conteúdo

16 de janeiro de 2020 | 09h38

Thiago Monteiro será o único representante brasileiro na chave de simples do Aberto da Austrália. Nesta quinta-feira, João Menezes e Gabriela Cé estrearam no qualifying do Grand Slam disputado em Melbourne, mas foram derrotados, encerrando a participação do País no torneio classificatório para o evento realizado em quadras duras.

Número 187 do mundo, Menezes teve pela frente o russo Evgeny Donskoy, 106º colocado no ranking, e perdeu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (3/7), 6/1 e 7/6 (10/8), em 2 horas e 40 minutos. O brasileiro chegou a ter boa chance de vencer o duelo na terceira parcial, pois abriu 4/2 e 5/3, mas acabou permitindo a reação do oponente.

Já Gabriela, a número 230 do mundo, ofereceu pouca resistência em sua estreia no qualifying do Aberto da Austrália. A brasileira caiu para a norte-americana Sachia Vickery, 151ª colocada no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1. Ela não conseguiu confirmar o seu saque sequer uma vez.

Antes, na terça-feira, Thiago Wild havia perdido na primeira rodada do qualificatório do Aberto da Austrália para o alemão Peter Gojowczyk (6/4 e 6/2).

Assim, apenas Monteiro jogará a chave de simples do Aberto da Austrália pelo Brasil. E o sorteio realizado nesta quinta-feira definiu que o seu adversário de estreia será o norte-americano John Isner, o número 20 do mundo. Caso avance, seu oponente na segunda rodada vai ser um tenista vindo do qualifying.

Em duplas, Luisa Stefani, Marcelo Demoliner e Bruno Soares e Marcelo Melo estão com presença garantida. Os seus rivais, porém, ainda não foram determinados.

Barty vence reedição da final de Roland Garros

As oponentes da final feminina de Roland Garros em 2019, Ash Barty e Marketa Vondrousova, entregaram o mesmo resultado no Torneio de Adelaide, nesta quinta-feira: uma vitória dominante para a jogadora número 1 do mundo. A australiana derrotou a checa por duplo 6/3 para avançar às semifinais.

Na última vez em que elas tinham se encontrado, Barty conquistou seu primeiro título do Grand Slam. Já Vondrousova ainda não conseguiu vencer um set contra a australiana em quatro partidas.

Em seguida, Barty duelará com a norte-americana Danielle Collins, que venceu Belinda Bencic, número 7 no ranking da WTA, por 6/3 e 6/1. A suíça havia caído na primeira rodada no Torneio de Brisbane na semana passada.

A bielo-russa Aryna Sabalenka se encontrará com a ucraniana Dayana Yastremska na outra semifinal, nesta sexta-feira. Yastremska venceu a croata Donna Vekic por 6/4 e 6/3, enquanto Sabalenka derrotou a romena Simona Halep, a número 2 do mundo e finalista do Aberto da Austrália em 2018, por 6/4 e 6/2.

HOBART

Dona de dois títulos de Grand Slam, Garbiñe Muguruza abandonou nesta quinta-feira o Torneio de Hobart por causa de uma virose. A espanhola estava prevista para enfrentar a russa Veronika Kudermetova, que assim nem precisou entrar em quadra para passar às semifinais.

Nos outros compromissos pelas quartas de final, a britânica Heather Watson venceu a belga Elise Mertens por 6/7, 6/4 e 7/5 e a chinesa Shuai Zhang derrotou a norte-americana Lauren Davis por 6/1 e 6/4.

Zhang jogará com Kudermetova em uma das semifinais nesta sexta-feira, e Watson enfrentará a casaque Elena Rybakina, que derrotou a australiana Lizette Cabrera por 6/7, 7/6 e 7/5.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.