PUBLICIDADE

Publicidade

Com massacre, Espanha faz 1 a 0 no Brasil na Copa Davis, fora de casa

No primeiro jogo do confronto, Rogério Dutra Silva é arrasado por Roberto Bautista Agut pelo placar de 3 sets a 0 (6/0, 6/1 e 6/3)

Por FELIPE ROSA MENDES E NATHALIA GARCIA
Atualização:

O Brasil começou muito mal no duelo com a Espanha pelos playoffs da Copa Davis. No primeiro jogo do confronto, Rogério Dutra Silva foi arrasado por Roberto Bautista Agut pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/1 e 6/3, em 1 hora e 31 minutos, na tarde desta sexta-feira, na quadra de saibro montada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Número 15 do mundo, Bautista Agut não deu chances ao tenista brasileiro, apenas o 201º colocado do ranking da ATP, e controlou o jogo, sem sofrer qualquer ameaça. Com o resultado, a Espanha abriu 1 a 0 na série melhor de cinco partidas do confronto, valendo vaga no Grupo Mundial, que reúne a elite do tênis. Os anfitriões podem buscar o empate ainda nesta sexta-feira, quando Thomaz Bellucci, melhor do Brasil no ranking de simples (83ª posição), enfrenta Pablo Andújar (que está em 44º lugar).

Rogério Dutra Silva, tenista brasileiro em ação na Copa Davis Foto: Sebastião Moreira/EFE

PUBLICIDADE

Diante de um público discreto - às vezes, a torcida espanhola fez mais barulho no Ibirapuera e foi vaiada por isso -, Dutra Silva começou a partida cometendo erros bobos e acabou perdendo o saque logo no segundo game. Bautista Agut aproveitou as oportunidades do início e abriu 3 a 0. Com golpes mais precisos no fundo de quadra, ele passou a pressionar ainda mais o brasileiro e não teve dificuldades para faturar outras duas quebras, selando o "pneu" em apenas 27 minutos.

O segundo set começou da mesma forma, com quebra no segundo game. Apresentando visível superioridade, o espanhol empilhou mais outra quebra e fez 5/0 no placar. Sem oferecer maior resistência, Dutra Silva chegou ao seu primeiro game após perder 11 consecutivos, levantando o público presente no Ibirapuera. Com novo ânimo, ele emplacou dois belos pontos no game seguinte, mas não conseguiu evitar que o espanhol fizesse 2 a 0 no placar.

Na terceira parcial, o brasileiro foi um pouco melhor. Venceu três games, um deles na única quebra sobre o espanhol. Mais confiante, ele equilibrou o confronto pela primeira vez na partida, mas sucumbiu diante dos erros não forçados - foram 32 em todo o duelo, contra 19 do rival. Bautista Agut também foi superior nas bolas vencedoras: 37 a 27.

A convocação de Dutra Silva para a equipe brasileira neste confronto da Davis gerou polêmica por causa de sua posição no ranking. E foi contestada por João Souza, conhecido como Feijão, que foi preterido pelo capitão João Zwetsch.

Feijão criticou publicamente a opção por Dutra Silva e Guilherme Clezar, que ficou como reserva neste confronto, e gerou mal-estar no time nacional. Em melhor fase, ele ocupa atualmente o 103º posto do ranking, bem à frente do titular diante da Espanha, que é o 201º colocado.

Depois das duas partidas de simples nesta sexta-feira, os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo vão representar o Brasil na partida de duplas neste sábado. Eles vão enfrentar Marc López e David Marrero no jogo em que o time da casa tem maiores chances de vitória.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.