AP
AP

David Ferrer vence e garante ponta a Roger Federer no ATP Finals

O espanhol venceu o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1

AE, Agência Estado

10 de novembro de 2012 | 20h21

Em um jogo que serviu apenas para definir posições de outros tenistas, o espanhol David Ferrer venceu o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/1, e acabou deixando o suíço Roger Federer na liderança do Grupo B do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores jogadores da temporada, em Londres.

Com a vitória por 2 sets a 1 sobre Federer, obtida horas mais cedo, o argentino Juan Martín Del Potro assegurou classificação à semifinal, enquanto o suíço já havia garantido sua passagem às semifinais na última quinta-feira. Com isso, o duelo entre Ferrer e Tipsarevic foi um verdadeiro amistoso de luxo, mas serviu para deixar o atual tenista número 2 do mundo no topo do Grupo B.

Por ter fechado a primeira fase como líder, Federer terá pela frente em uma das semifinais deste domingo o britânico Andy Murray, segundo colocado do Grupo A, que teve o sérvio Novak Djokovic invicto na ponta. Assim, o líder do ranking mundial medirá forças com Del Potro por um lugar na decisão de segunda-feira.

Ferrer fechou essa fase na terceira posição do Grupo B, também com as mesmas duas vitórias em uma derrota de Federer e Del Potro, mas ficou em desvantagem em relação aos dois nos critérios de desempate. Já Tipsarevic amargou sua terceira derrota em três jogos.

No duelo deste sábado, o sérvio começou arrasador e rapidamente abriu 4 a 0, com duas quebras seguidas de saque. O espanhol reagiu e chegou a estar perdendo por 5 a 4, mas o seu adversário liquidou a parcial em 6/4.

A partir do segundo set, entretanto, Ferrer passou a dominar o rival. Com duas quebras a favor e apenas um break point conseguido pelo sérvio, garantiu o 6/3 que empatou o confronto. Em seguida, com ainda mais facilidade, ele aproveitou as três oportunidades que teve de ganhar games no serviço do adversário para fazer 6/1.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.