Hassan Ammar/AP
Hassan Ammar/AP

Davydenko bate Rafael Nadal e fará decisão com Roger Federer

Russo venceu número 1 do mundo por 2 sets a 0 e avançou à final do Torneio de Doha

AE, Agência Estado

07 de janeiro de 2011 | 15h39

Nikolay Davydenko venceu Rafael Nadal por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, nesta sexta-feira, e se garantiu na final do Torneio de Doha, no Catar. Com o expressivo resultado obtido sobre o líder do ranking mundial, o tenista russo irá enfrentar Roger Federer na decisão deste sábado.

Veja também:

linkRoger Federer vence Jo-Wilfried Tsonga e vai à final em Doha

Poucas horas mais cedo, o suíço também assegurou vaga na final ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/2).

A convincente vitória de Davydenko impediu Nadal e reeditar mais uma decisão com Federer, que superou o espanhol na decisão do último ATP Finals, torneio que fechou a temporada passada, em Londres, e teve o suíço como campeão.

Davydenko, por sua vez, empatou em 5 a 5 o número de vitórias no retrospecto geral do confronto com Nadal, que amargou a terceira derrota seguida para o tenista da Rússia. No ano passado, ele já havia sido derrotado pelo adversário na final de Doha, depois de acumular derrotas no Masters 1.000 de Xangai e no ATP Finals, ambas em 2009.

Nesta sexta, Nadal esteve irreconhecível e, de tanto cometer erros, se tornou uma presa relativamente fácil para Davydenko. O espanhol ganhou apenas 49% dos pontos que disputou quando usou o seu primeiro saque, contra 70% do russo, que acumulou cinco aces, diante de apenas um do adversário.

Nadal ainda cedeu dez oportunidades de quebra de serviço a Davydenko, que aproveitou metade delas. O russo, por sua vez, teve o seu saque ameaçado de ser quebrado por nove vezes, mas foi feliz em sete delas para evitar quebras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.