Manu Fernandez/AP
Manu Fernandez/AP

Davydenko bate Stepanek e desafia Nadal em Barcelona

Russo venceu de virada por 2 sets a 1; com o abandono de Nalbandian, espanhol passou direto à semifinal

AE, Agencia Estado

24 de abril de 2009 | 10h36

O russo Nikolay Davydenko, número 8 do mundo, se classificou nesta sexta-feira para as semifinais do Torneio de Barcelona, ao derrotar o checo Radek Stepanek por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4/7), 6/2 e 6/2, em 2 horas e 18 minutos de partida. Agora, ele vai encarar o espanhol Rafael Nadal, primeiro do ranking da ATP, por uma vaga na final.

Veja também:

linkFerrer supera Robredo e vai às semifinais em Barcelona

linkFernando González avança à semifinal em Barcelona    

linkNalbandian abandona, e Nadal avança à semifinal em Barcelona 

linkNadal massacra belga e avança às quartas em Barcelona 

Nadal avançou direto às semifinais, ajudado pela desistência do argentino David Nalbandian, que abandonou o torneio depois de bater o espanhol Nicolas Almagro nas oitavas-de-final. A última derrota de Nadal no torneio catalão foi em 2003, contra Alex Corretja - ele não disputou em 2004, quando estava machucado, e venceu as últimas quatro edições.

O retrospecto de Davydenko contra Nadal é equilibrado: são cinco jogos, com três vitórias do espanhol. Em quadras de saibro, porém, o número 1 do mundo está invicto, com duas vitórias. Davydenko venceu o último duelo, no ano passado, nas quartas-de-final do Masters Series (hoje Masters 1000) de Paris.

No jogo desta sexta, o russo deu a impressão que venceria com facilidade o primeiro set, ao quebrar o saque de Stepanek no oitavo game, após várias tentativas, e sacar com 5/3 - mas o checo, 19º do mundo, conseguiu devolver a quebra e vencer o set no tie-break. A partir do segundo set, porém, Davydenko dominou a partida, conseguindo manter seu serviço sem dificuldade e vencendo os dois sets seguintes de forma tranquila.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.