Eugene Hoshiko/AP
Eugene Hoshiko/AP

Del Potro supera Nadal e decide com Djokovic em Xangai

Espanhol fica fora da segunda final do ano em 15 torneios disputados

AE, Agência Estado

12 de outubro de 2013 | 11h25

SÃO PAULO - O argentino Juan Martin del Potro conseguiu uma espetacular vitória para se garantir na decisão do Masters 1000 de Xangai. Neste sábado, o número 5 do mundo avançou para a decisão do torneio chinês ao vencer o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em 1 hora e 46 minutos.

A vitória deste sábado foi apenas a quarta de Del Potro em 12 duelos com Nadal e não acontecia desde 2009, quando o argentino derrotou o espanhol nas semifinais do US Open. Na decisão, neste domingo, o número 5 do mundo terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, que eliminou o francês Jo-Wilfried Tsonga (6/2 e 7/5) também neste sábado.

Tenista com melhor desempenho em 2013, Nadal vem fazendo uma temporada impecável, tanto que esta foi a sua quinta derrota em 73 partidas disputadas. Além disso, o Masters 1000 de Xangai é apenas o segundo de 15 torneios disputados neste ano em que o espanhol não se classifica para a final - a sua outra queda antes da decisão foi em Wimbledon, competição em que foi eliminado na primeira rodada.

Diante de Nadal, Del Potro teve um ótimo começo no primeiro set e abriu 4/0 com duas quebras de serviço. Assim, precisou apenas confirmar o seu saque mais duas vezes para fechar a parcial em 6/2.

No segundo set, Del Potro converteu um break point logo no terceiro game e em seguida abriu 3/1. Assim, mantendo o seu saque até o final da partida, em que salvou seis break points, o argentino superou o espanhol e se garantiu na decisão do Masters 1000 de Xangai.

Na final, Del Potro terá que superar outro retrospecto negativo. O argentino já enfrentou Djokovic 12 vezes e conquistou apenas três vitórias. Neste ano, o sérvio venceu dois de três duelos, sendo o último deles pelas semifinais de Wimbledon, definida em cinco sets.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.