Stefan Wermuth/Reuters
Stefan Wermuth/Reuters

Federer abre duelo na Davis e revela temor com saibro

Tenista reconhece o favoritismo, mas destaca as dificuldades que a quadra de saibro pode trazer no torneio

AE, Agência Estado

13 de setembro de 2012 | 10h22

AMSTERDÃ - Líder do ranking da ATP, Roger Federer será o responsável por abrir a participação da Suíça nos playoffs da Copa Davis, em duelo contra a Holanda, em Amsterdã, que começa a ser disputado nesta sexta-feira. O astro reconhece a sua condição de favorito e líder da equipe suíça no confronto, mas revelou preocupação com a adaptação ao saibro.

"Obviamente, nós estávamos em quadras rápidas já há algum tempo", disse o número 1 do mundo. "Agora nós estamos indo para uma quadra de saibro muito lenta, ao ar livre, provavelmente em condições de frio. É uma questão de ter êxito e não perder, eu sendo o grande favorito na maioria dos jogos", completou o suíço, que chegou a ser dúvida para o duelo e só se juntou aos seus companheiros na quarta.

Nesta sexta-feira, Federer vai abrir o duelo contra a Holanda diante de Thiemo de Bakker, 159º colocado no ranking da ATP. Em seguida, o suíço Stanislas Wawrinka, número 17 do mundo, vai encarar o holandês Robin Haase, 50º colocado no ranking.

No sábado, Federer e Wawrinka, que foram campeões olímpicos em 2008, disputam partida de duplas contra Haase e Jean-Julien Rojer. Os duelos de simples se invertem no domingo. Haase encara Federer e Bakker e Wawrinka encerram o confronto.

A Suíça foi derrotada na primeira rodada do Grupo Mundial da Davis pelos Estados Unidos e busca a vitória para permanecer na elite, que não tem a participação da Holanda desde 2009.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.