Dylan Martinez/Reuters
Dylan Martinez/Reuters

Federer arrasa e obtém sua 40.ª vitória em ATP Finals

Suíço fez 6/3 e 6/1 em Tipsarevic na abertura do Grupo B da competição, disputada em Londres

O Estado de S. Paulo,

06 de novembro de 2012 | 13h41

LONDRES - Roger Federer não teve maiores problemas para confirmar o seu favoritismo na estreia deste ATP Finals, o torneio que reúne os melhores tenistas da temporada, em Londres. O suíço venceu o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, em apenas 1h08min, no jogo de abertura do Grupo B da competição.

Esse foi o 40.º triunfo de Federer na história da competição, da qual agora ele se tornou o detentor do maior número de vitórias de forma isolada, superando as 39 ao total que compartilhava com Ivan Lendl, hoje técnico do britânico Andy Murray.

O tenista número 2 do mundo, que não possui chances de retomar a liderança do ranking mundial na capital inglesa, tem como principal incentivo a oportunidade de ampliar o seu recorde de títulos do ATP Finals. Ele busca o seu terceiro troféu consecutivo do torneio e o sétimo ao total - o norte-americano Pete Sampras, com cinco taças, é quem vem logo atrás do suíço na lista de maiores ganhadores deste torneio.

A primeira rodada do Grupo B da competição será completada com o duelo entre o espanhol David Ferrer e o argentino Juan Martín del Potro, marcado para começar às 17h45 (horário de Brasília) desta terça-feira.

Para liquidar Tipsarevic de forma tranquila, Federer foi absoluto com o saque na mão. Além de anotar sete aces e converter 95% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço, ele não cedeu nenhum break point ao rival. Para completar, o suíço aproveitou quatro de nove chances de ganhar games no saque do sérvio.

Essa foi a sexta vitória de Federer em seis confrontos com Tipsarevic, o atual nono colocado do ranking mundial. Neste ano, ele passou pelo sérvio também no Masters 1.000 de Madri, sendo que só teve trabalho para superar o rival em uma única ocasião, no Aberto da Austrália de 2008, quando precisou disputar cinco sets.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.