Federer bate Tsonga na estreia e vai às oitavas em Roma

Roger Federer confirmou o seu favoritismo em sua estreia no Masters 1.000 de Roma, nesta quarta-feira. Terceiro cabeça de chave do torneio disputado em quadras de saibro na Itália, o tenista suíço venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, e assegurou um lugar nas oitavas de final.

AE, Agência Estado

11 de maio de 2011 | 16h34

Agora, por um lugar nas quartas, Federer terá pela frente mais um jogador francês: Richard Gasquet, que na última terça bateu o russo Igor Andreev por 2 sets a 1, com 6/2 e 6/1, pela segunda rodada. Gasquet, por sua vez, é um dos maiores fregueses do suíço, que triunfou em oito dos nove duelos que travou com o adversário.

Já diante de Tsonga, o recordista de títulos de Grand Slam obteve a sua quarta vitória em cinco confrontos com o rival, que só conseguiu levar a melhor sobre Federer no Masters 1.000 de Montreal de 2009.

Para voltar a superar o francês, Federer mostrou eficiência nos momentos decisivos, já que salvou todas as sete oportunidades de quebra de saque que cedeu ao rival, que acabou tendo o seu serviço quebrado em três das mesmas sete chances que proporcionou ao suíço. O ex-líder do ranking mundial ainda ganhou 74% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro saque, enquanto Tsonga contabilizou apenas 61% de aproveitamento na mesma situação.

E, se Federer estreou com vitória, o espanhol Rafael Nadal, principal favorito ao título e cabeça de chave número 1, soube há poucas horas que terá pela frente nas oitavas de final o seu compatriota Feliciano Lopez, que superou o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.

Em outros dois confrontos encerrados nesta quarta, o norte-americano Mardy Fish passou às oitavas de final ao superar o croata Ivan Ljubicic por 2 sets a 1, com 7/6 (7/2), 5/7 e 6/2, enquanto o italiano Potito Starace aplicou duplo 6/4 sobre o sérvio Viktor Troicki para se garantir na mesma fase da competição.

Com isso, Fish irá encarar o vencedor do duelo entre o croata Marin Cilic e o argentino Carlos Berlocq, que fecha a programação desta quarta em Roma, enquanto Starace medirá forças com o britânico Andy Murray, quarto cabeça de chave. Berlocq acabou herdando na última hora a vaga do espanhol David Ferrer, o sexto cabeça de chave, que desistiu de jogar em Roma por estar sofrendo com os efeitos de uma febre alta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.