Charles Krupa/AP
Charles Krupa/AP

Federer vence colombiano Santiago Giraldo na estreia no US Open

Tenista suíço ganhou por 3 sets a 0 e alcançou a marca de 224 triunfos em Grand Slams

AE, Agência Estado

30 de agosto de 2011 | 08h00

NOVA YORK - Roger Federer derrotou o colombiano Santiago Giraldo por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, na noite de segunda-feira, na sua estreia no US Open. E a vitória foi especial para o suíço, que alcançou a marca de 224 triunfos em torneios do Grand Slam e igualou a marca do norte-americano Andre Agassi.

Federer e Agassi agora dividem o segundo lugar em números de vitórias em torneios do Grand Slam atrás apenas do norte-americano Jimmy Connors, que acumula 233 triunfos. O suíço que é o cabeça de chave número 3 do US Open, é o maior campeão da história destes torneios, com 16 troféus.

Na partida de segunda-feira, Federer oscilou em alguns momentos e teve o seu serviço quebrado três vezes, mas sempre manteve a partida sob controle. Assim, atingiu a marca de 12 vitórias e nenhuma derrota em estreias no US Open. Campeão do torneio entre 2004 e 2008, o suíço acumula 57 vitórias e seis derrotas no Grand Slam norte-americano.

Aos 30 anos, Federer tenta conquistar um título de Grand Slam pela nona temporada consecutiva. Além disso, desde o Aberto da Austrália de 2003, vencido por Agassi, um tenista com 30 ou mais anos não conquista um dos quatro principais torneios do tênis.

Na segunda rodada do US Open, Federer vai encarar o israelense Dudi Sela, número 93 do mundo, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci ao derrotá-lo, de virada, por 3 sets a 2. Os dois tenistas se enfrentaram uma vez, em 2005, em Roland Garros, com vitória do suíço por 3 sets a 0.

MONFILS

O francês Gael Monfils também triunfou na sua partida de estreia no US Open. O número 7 do mundo precisou receber atendimento médico por conta de dores no joelho, mas avançou ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov, 57º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4), 6/3 e 6/4.

Na segunda rodada, Monfils vai encarar o espanhol Juan Carlos Ferrero. O ex-número 1 do mundo avançou ao bater o compatriota Pablo Andujar por 3 sets a 2, com parciais de 1/6, 7/5, 5/7, 6/1 e 6/3. Os tenistas se enfrentaram uma vez, em 2009, no Masters 1000 de Montreal, com vitória de Ferrero.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.