Federer vence Robredo e vai às quartas na Austrália

Roger Federer não brilhou como de costume, mas soube ser frio nos momentos decisivos para avançar às quartas de final do Aberto da Austrália, em Melbourne. Na madrugada deste domingo (pelo horário de Brasília), o número 2 do tênis mundial venceu o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6, 6/3 e 6/2.

AE, Agência Estado

23 de janeiro de 2011 | 09h50

Com o resultado, Federer alcançou as quartas de um Grand Slam pela 27ª vez seguida, igualando um feito do norte-americano Jimmy Connors, e chegou ao 11º jogo invicto contra Robredo. Mas, para isso, teve de superar uma quantidade não habitual de erros não forçados - 40 - com uma postura agressiva, com 50 subidas à rede, nas quais ganhou 36 pontos.

O suíço não vem apresentando neste ano, em Melbourne, a postura arrasadora de outras edições. Ele já perdeu três sets, um para Robredo e outros dois o francês Gilles Simon, na segunda rodada, a quem superou com muito custo.

Nas quartas, Federer terá pela frente o vencedor do confronto entre seu compatriota Stanilas Wawrinka e o norte-americano Andy Roddick, que será disputado ainda neste domingo.

Se o tetracampeão do Aberto da Austrália não vem jogando de forma arrebatadora, Novak Djokovic, vencedor do torneio em 2008, não deixa dúvidas de que vive ótima fase. O número 3 do mundo atropelou o espanhol Nicolas Almagro por 6/3, 6/4 e 6/0, em apenas 1h43min. Esse foi o segundo jogo em que ele deixa o adversário zerado num set - o outro foi contra o croata Ivan Dodig, na segunda rodada.

O rival do sérvio nas quartas será o alemão Tomas Berdych, que também não teve dificuldades para bater outro espanhol, Fernando Verdasco, por 3 a 0, com 6/4, 6/2 e 6/3, em 1h57min. Djokovic tem vantagem no confronto direto com o rival: quatro vitórias e uma derrota. No único encontro em um Grand Slam, no entanto, deu Berdych, na semifinal de Wimbledon, no ano passado.

JUVENIL - O brasileiro Bruno Sant''anna venceu o australiano Alex Bolt por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 10/8, na estreia do torneio juvenil do Aberto da Austrália. Na segunda rodada, ele terá pela frente o ucraniano Leonard Stakhovsky.

Em 2010, o brasileiro Tiago Fernandes foi o campeão do torneio juvenil em Melbourne. Ele preferiu não defender o título neste ano e disputou o qualificatório para a chave principal, em que perdeu na primeira rodada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.