14 de setembro de 2012 | 17h09
Ferrer se recuperou de uma derrota no primeiro set para depois fechar o jogo em 4-6, 6-2, 6-2 e 6-4 diante de Querrey na quadra de saibro de Gijón, antes de Almagro sofrer para derrotar Isner por 6-4, 4-6, 6-4, 3-6 e 7-5 nos confrontos de semifinal.
O gigante Isner, que parecia sofrer de cãibra no final da emocionante partida, precisou diversas vezes de seu poderoso saque para seguir com chances e salvou três match points, até ser superado pelo rival.
Almagro se jogou no chão quando Isner jogou um forehand para fora, e depois beijou a raquete e saudou o público que comemorava na cidade do norte da Espanha.
Foi a segunda vitória de Almagro, 12o colocado no ranking, sobre o número 10 Isner em dois confrontos.
O 5o quinto colocado Ferrer teve poucos dias para se preparar após a semifinal no Aberto dos EUA, mas mostrou-se superior ao adversário Querrey, 26o do ranking, em seu piso favorito.
Ferrer comanda a Espanha em busca da final de novembro após a ausência do lesionado Rafael Nadal, e garantiu sua 15a vitória em 15 jogos de simples pela Copa Davis no saibro e a 20a em 24 partidas no geral.
"Foi uma partida muito difícil. Consegui permanecer focado mentalmente e o mais importante é a vitória", disse Ferrer à televisão espanhola.
No sábado, a dupla norte-americana primeira colocada no ranking Bob e Mike Bryan é favorita contra Marcel Granollers e Marc Lopez. No domingo, os confrontos de simples se invertem.
(Por Iain Rogers, em Madri)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.