Holandês derruba Tsonga e vai à semi em Barcelona

O holandês Thiemo de Bakker, de 21 anos, surpreendeu nesta sexta-feira e derrubou o francês Jo Wilfried-Tsonga, um dos favoritos ao título do ATP 500 de Barcelona. De Bakker conseguiu neutralizar o potente saque do número 10 do mundo e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.

AE, Agência Estado

23 de abril de 2010 | 16h37

Com a vitória, o holandês se credenciou para enfrentar o sueco Robin Soderling na semifinal do torneio. Soderling avançou na competição ao despachar o argentino Eduardo Schwank por 6/2 e 6/3.

Considerado uma das promessas do circuito profissional, De Bakker mostrou consistência no fundo de quadra e dominou a partida desde o início. Venceu o primeiro set sem ter o saque, mas viu o francês reagir na segunda parcial.

Tsonga, porém, não apresentou a conhecida força do seu saque e cometeu muitos erros. Não acertou nenhum ace e ainda cometeu cinco duplas faltas durante toda a partida. Dessa forma, voltou a ser superado no terceiro set e foi eliminado após 2h05min.

O resultado desta sexta marcou o primeiro triunfo de De Bakker, número 67 do mundo, sobre um tenista top 10 e também sua melhor campanha em um torneio ATP 500. Foi ainda a segunda grande vitória do jovem jogador em Barcelona. Antes ele vencera o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo.

Nesta temporada, o holandês alcançou as quartas de final no Torneio de Chennai, na Índia, e chegou à segunda rodada do Masters 1000 de Montecarlo, depois de furar o qualifying.

A outra semifinal de Barcelona será um confronto de espanhóis. David Ferrer, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci, via duelar com Fernando Verdasco, algoz do letão Ernests Gulbis.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.