'Homem de gelo' Djokovic vence Murray na final em Melbourne

Novak Djokovic, terceiro cabeça-de-chave, pulverizou Andy Murray por 6-4,6-2 e 6-3 e conquistou seu segundo Aberto da Austrália neste domingo, acabando com as esperanças britânicas de um campeão de simples Grand Slam no masculino em 75 anos.

REUTERS

30 de janeiro de 2011 | 12h35

O herói da Sérvia na Copa Davis dominou completamente o escocês Murray, que perdeu todas as três finais de Grand Slam às quais chegou sem vencer um set.

"Dedico este título à minha família, meus irmãos, minha filha Jelena e ao meu povo que está comigo há tantos anos," disse um emocionado Djokovic enquanto embalava o troféu.

"Foi um período difícil para o nosso povo na Sérvia," acrescentou Djokovic, que também prestou homenagem às vítimas das recentes inundações em Queensland.

"Estamos tentando a cada dia apresentar nosso país da melhor maneira possível, então isso é para o meu país, a Sérvia."

Djokovic, em seguida, saudou centenas de entusiasmados torcedores envoltos em bandeiras sérvias da sacada de um estúdio de televisão, segurando o troféu como um jogador de futebol, pulando e cantando.

"Isso significa o mundo para mim," disse ele. "Qualquer título de Grand Slam é uma enorme conquista. Dediquei minha vida ao esporte.

"Eu ainda estou com 23 anos, e espero ter mais chances de ganhar Grand Slams. Realmente me dá muita motivação. É uma enorme injeção de confiança."

Djokovic comemorou jogando sua raquete, camisa e sapatos no meio da multidão da embalada Rod Laver Arena, que foi ao delírio.

Murray poderia se tornar o primeiro tenista da Grã-Bretanha a vencer um torneio masculino simples de Grand Slam desde Fred Perry em 1936.

Ele perdeu o Aberto dos EUA em 2008 e a final do Aberto da Austrália em 2010, ambas por 3 sets a 0 e ambas para Roger Federer.

"Eu vou tentar segurar este ano," disse Murray, que foi às lágrimas depois de perder para Federer no ano passado.

"Eu não vou perder o sono por isso. Quero tentar vencer um Grand Slam, mas se isso não acontecer, não acontece."

(Reportagem de Alastair Himmer)

Tudo o que sabemos sobre:
TENISAUSTRALIADJOKOVIC*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.