Kvitova tem chave dura e Sharapova vê rota mais fácil

A checa Petra Kvitova não terá vida fácil em sua tentativa de defender o título de Wimbledon, cujos confrontos da chave principal do torneio feminino foram sorteados nesta sexta-feira. A tenista número 4 do mundo caiu do lado considerado mais complicado da rota das 128 jogadoras que disputarão esta edição do Grand Slam e poderá pegar a norte-americana Serena Williams e a bielo-russa Victoria Azarenka em seu caminho até a final. Já a russa Maria Sharapova, atual vice-campeã do tradicional torneio inglês e hoje líder do ranking mundial, terá uma rota considerada mais suave atrás do título em Londres.

AE, Agência Estado

22 de junho de 2012 | 09h59

Kvitova iniciará sua caminhada nesta edição do Grand Slam inglês diante da usbeque Akgul Amanmuradova, enquanto Sharapova estreará contra a australiana Anastasia Rodionova. No ano passado, a checa bateu justamente a musa russa na decisão de Wimbledon.

O sorteio realizado nesta sexta-feira projetou uma rota tranquila para Sharapova pelo menos até as quartas de final, fase em que poderá encarar o seu primeiro grande desafio em um possível duelo com a belga Kim Clijsters. A partir da semifinal, a polonesa Agnieszka Radwanska, terceira cabeça de chave, ou a australiana Samantha Stosur, a quinta pré-classifacada, aparecem como prováveis rivais da russa.

Já Kvitova poderá pegar Serena Williams, quatro vezes campeã em Wimbledon, nas quartas e tem chance de travar uma possível semifinal com Azarenka, a atual tenista número 2 do mundo. Deste lado da chave também estão a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking mundial e sétima pré-classificada em Londres.

Azarenka irá estrear nesta edição de Wimbledon diante da norte-americana Irina Falconi e tem em sua rota um possível duelo contra a sérvia Ana Ivanovic nas oitavas de final e contra Wozniacki nas quartas.

Radwanska, por sua vez, pegará a eslovaca Magdalena Rybarikova na estreia e poderá medir forças nas quartas de final com Stosur, cujo primeiro duelo em Londres será diante da espanhola Carla Suarez Navarro. A chinesa Na Li, outra possível adversária de Radwanska nas quartas, iniciará sua campanha na capital inglesa diante da casaque

Ksenia Pervak.

E Radwanska poderá encarar a norte-americana Venus Williams, ex-líder do ranking mundial, já na segunda rodada de Wimbledon. Isso se a tenista dos Estados Unidos confirmar seu favoritismo na estreia diante da russa Elena Vesnina. Irma de Venus, Serena terá como rival na estreia a checa Barbora Zahlavova Strycova.

Já Clijsters, que assim como Venus é uma ex-líder do ranking mundial e não figura como cabeça de chave desta edição do Grand Slam, terá uma estreia considerada complicada contra a sérvia Jelena Jankovic, a 18.ª pré-classificada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.