Líder do ranking, Kerber sua para vencer Cibulkova na estreia do Masters da WTA

Alemã se demonstrou pressionada após desbancar Serena Williams do topo

Estadão Conteúdo

23 de outubro de 2016 | 12h13

Líder do ranking e principal favorita ao título, a alemã Angelique Kerber suou bastante, mas venceu na estreia do Masters da WTA, em Cingapura, neste domingo. A cabeça de chave número 1 precisou de 2 horas e 17 minutos, mas passou pela eslovaca Dominika Cibulkova por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 2/6 e 6/3.

A competição em Cingapura reúne as oito principais tenistas da temporada e conta com o grande desfalque de Serena Williams, atualmente número 2 do mundo, que desistiu da participação por conta de uma lesão no ombro.

E quem desbancou Serena Williams na liderança do ranking foi justamente Kerber, que chegou a Cingapura com o peso extra de atuar como principal favorita. Isso pareceu ter feito diferença, porque a alemã se mostrou longe de seus melhores dias e teve dificuldade para impor seu jogo.

Em um primeiro set repleto de erros e com uma quebra para cada lado, Kerber levou a melhor no tie-break para sair em vantagem. Mas ao invés de tomar conta do duelo, a alemã acordou Cibulkova. A número 10 do mundo foi amplamente superior na segunda parcial e passeou em quadra para empatar a partida.

No terceiro set, o equilíbrio voltou a aparecer e as tenistas largaram com uma quebra de serviço cada. Kerber, no entanto, foi mais eficaz nos break points e voltou a saltar à frente. Com o saque nas mãos para fechar o confronto, teve dificuldade, viu Cibulkova ameaçar, mas confirmou o triunfo.

Na outra partida do dia, também pelo Grupo Vermelho, a romena Simona Halep teve bem menos dificuldade para confirmar o favoritismo diante da norte-americana Madison Keys. A número 4 do mundo precisou de somente uma hora e 9 minutos para despachar a sétima colocada no ranking por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

Diante da estreante no torneio, Halep tomou as rédeas da partida e comandou desde o início. No primeiro set, passeou em quadra, conseguiu duas quebras sem maiores dificuldades e largou em vantagem. Somente no segundo, Keys equilibrou as ações e chegou a quebrar o serviço da adversária. Mas a experiência da romena falou mais alto e ela alcançou a vitória.

De quebra, Halep manteve a hegemonia nos confrontos diante de Keys, tendo vencido pela quinta vez nos seis duelos que já disputaram. A romena não perde para a norte-americana desde a primeira vez que se enfrentaram, em 2014, em Sydney.

O Masters da WTA terá sequência nesta segunda-feira com a primeira rodada do Grupo Branco. Número 3 do mundo, a polonesa Agnieszka Radwanska estreia diante da russa Svetlana Kuznetsova, que só confirmou sua vaga com o título do Torneio de Moscou no sábado. Na outra partida, duelarão a checa Karolina Pliskova e a espanhola Garbiñe Muguruza.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.