Mikhail Youzhny vence Thomaz Bellucci e empata confronto na Davis

Após mais de cinco horas, russo ganhar por 3 a 2 e adia decisão da vaga para o 5.º jogo

AE, Agência Estado

18 de setembro de 2011 | 11h40

A definição do confronto entre Rússia e Brasil, válido pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, ficou para o quinto e último jogo. Em Kazan, os russos empataram o confronto em 2 a 2 com a vitória de Mikhail Youzhny, 32º colocado no ranking da ATP, sobre Thomaz Bellucci, número 38 do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 2/6, 6/3, 5/7, 6/4 e 14/12, em 5 horas.

O duelo deste domingo foi emocionante e equilibradíssimo. Bellucci teve atuação consistente contra Youzhny, que contou com o apoio da torcida local. O brasileiro conseguiu evitar que o russo fechasse a partida ao conseguir uma quebra de serviço, mas desperdiçou dois match-points e acabou sendo derrotado após longa batalha.

Assim, o confronto está empatado em 2 a 2, com os pontos russos tendo sido marcados por Youzhny, nas vitórias sobre Bellucci e Ricardo Mello. O Brasil contou com vitórias de Bellucci sobre Igor Andreev e de Marcelo Melo e Bruno Soares contra Igor Kunitsyin e Dmitry Tursunov.

A definição da equipe que vai disputar a elite da Copa Davis em 2012 sairá do duelo entre Melo, número 120 do mundo, e Tursunov, 41º colocado no ranking da ATP. O Brasil não disputa o Grupo Mundial do torneio desde 2003.

O jogo. Bellucci foi impecável no primeiro set do duelo com Youzhny. O brasileiro salvou um break-point no quarto game e conseguiu quebras de serviço no quinto e sétimo. Em seguida, sacou para fechar a parcial, em que teve 14 winners e apenas seis erros não-forçados, em 6/2.

No segundo set, Youzhny conseguiu uma decisiva quebra de serviço no sexto game. Depois, abriu 5/2 e fechou a parcial em 6/3. O russo teve oito bolas vencedoras e quatro equívocos contra seis winners e oito erros do brasileiro.

O terceiro set da partida seguiu sem quebras de serviço até o 12º game, com ambos tenistas salvando break-points. Bellucci, porém, conseguiu aproveitar os erros do adversário para vencer por 7/5. Agressivo, o brasileiro terminou a parcial com 22 winners e 15 erros não-forçados.

O quarto set foi praticamente definido no primeiro game, quando Youzhny conseguiu quebrar o serviço de Bellucci. Embalado, o russo não deu qualquer chance ao brasileiro e venceu 21 dos 22 pontos disputados no seu serviço, fechando a disputa em 6/4. Youzhny conseguiu 13 winners contra nove de Bellucci.

No quinto set, Youzhny conseguiu nova quebra de serviço no primeiro game. O russo permaneceu na frente no placar e sacava para fechar a partida no décimo game, quando Bellucci devolveu a quebra e adiou a definição do jogo. Quando liderava por 9/8, o brasileiro teve dois match-points no saque do adversário, mas não conseguiu fechar a partida.

Apesar de desgastados, os tenistas fizeram um final de partida de alto nível. No 25º game, Youzhny conseguiu quebrar o serviço de Bellucci e sacou em seguida para fechar a parcial em 14/12 e o jogo em 3 sets a 2.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.