PUBLICIDADE

Nadal arrasa Dolgopolov, fatura 50ª vitória no US Open e avança

Com o triunfo, tenista espanhol chega às quartas de final, o que não acontecia desde 2013

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Após vitórias suadas e performances abaixo do esperado, Rafael Nadal enfim "estreou" no US Open. Com uma atuação digna de número 1 do mundo, o espanhol arrasou o ucraniano Alexandr Dolgopolov pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/1, em apenas 1h41min, nesta segunda-feira. Com o triunfo, ele chegou às quartas de final, o que não acontecia desde 2013.

Foi a 50ª vitória de Nadal no US Open, onde tem apenas dez derrotas desde sua estreia no Grand Slam norte-americano, em 2003. Nas quartas de final, ele terá pela frente o vencedor do confronto entre o belga David Goffin e o russo Andrey Rublev, uma das promessas do circuito. Eles se enfrentam ainda nesta segunda.

Rafael Nadal, tenista espanhol Foto: Geoff Burke/USA Today

PUBLICIDADE

Diante de Dolgopolov, 64º do ranking, Nadal fez sua melhor partida nesta edição do US Open. Ele vinha de atuações irregulares nas três partidas anteriores, o que vinha até diminuindo seu favoritismo na briga pelo título. Coincidentemente, Nadal elevou seu nível quase ao mesmo tempo que o suíço Roger Federer, outro candidato ao título. Após dois jogos ruins, o suíço obteve uma vitória convincente sobre o espanhol Feliciano López, no sábado.

Os dois tenistas podem se cruzar na semifinal. Nadal, portanto, só precisa de mais uma vitória para tanto. Federer encara nesta segunda o alemão Philipp Kohlschreiber por uma vaga nas quartas. Espanhol e suíço brigam também pelo topo do ranking neste US Open.

Nesta segunda, Nadal terminou o jogo contra Dolgopolov sem perder seu saque. Foram apenas dois break points, devidamente salvos. Por outro lado, emplacou seis quebras de serviço. Eles quase empataram nas bolas vencedoras: 25 para o ucraniano, contra 23 do vencedor. O diferencial foram as falhas. Nadal errou pouco: apenas 11 diante de 39 do rival.

Com este desempenho, o favorito só enfrentou certa resistência ainda no set inicial, quando salvou os dois break points. Depois disso, ele deslanchou em quadra e não deu chances ao ucraniano. Na terceira parcial, Dolgopolov ainda fez um esforço para seguir no jogo, ao salvar quatro match points em seu saque. Mas Nadal converteu a quinta oportunidade para sacramentar sua sétima vitória em nove jogos disputados contra o adversário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.