16 de maio de 2018 | 11h50
Depois de ter a sua incrível invencibilidade de 21 jogos em piso de saibro quebrada pelo austríaco Dominic Thiem na semana passada, Rafael Nadal abriu a sua campanha no Masters 1000 de Roma atropelando o bósnio Damir Dzumhur por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0, em apenas 60 minutos, nesta quarta-feira.
+ Halep arrasa japonesa na estreia em Roma e se vinga de eliminação em Indian Wells
Siga o Estadão Esporte no Twitter
+ Svitolina e Ostapenko estreiam com vitória no Torneio de Roma
A derrota para Thiem nas quartas de final do Masters de 1000 de Madri custou ao espanhol a perda da liderança do ranking mundial, que voltou a ser ocupada pelo suíço Roger Federer, mas ele voltou a exibir com autoridade o seu favoritismo neste tipo de superfície ao avançar facilmente às oitavas de final da competição italiana.
Principal cabeça de chave em Roma, pois Federer optou por ficar fora de toda a temporada de saibro antes de voltar ao circuito profissional nas competições em quadra de grama, o atual número 2 da ATP estreou direto na segunda rodada e assim avançou para enfrentar na próxima fase o ganhador da partida entre o canadense Denis Shapovalov e o holandês Robin Haase, também prevista para ocorrer nesta quarta.
No duelo contra Dzumhur, hoje 31º colocado do ranking mundial, o espanhol confirmou todos os seus saques sem oferecer nenhuma chance de quebra ao bósnio e ainda converteu cinco de oito break points para ceder apenas um game ao rival, liquidado com um "pneu" (6/0) no segundo set.
Essa foi a segunda vitória de Nadal e três jogos contra o tenista nascido em Sarajevo, que surpreendeu no primeiro encontro entre os dois, em 2016, quando o espanhol precisou abandonar no terceiro set de um jogo válido pelo Masters 1000 de Miami, por motivo de lesão. Depois disso, porém, o favorito arrasou o bósnio em sets diretos no Aberto da Austrália deste ano.
Com o triunfo, o ex-número 1 do mundo e atual 18º colocado da ATP avançou para enfrentar na próxima fase o espanhol Albert Ramos-Viñolas, 41º tenista do ranking, que em outro duelo do dia foi responsável pela eliminação do norte-americano John Isner, oitavo cabeça de chave, batido por 2 sets a 1, de virada, com 6/7 (5/7), 7/6 (7/2) e 7/6 (7/5).
Irritado, o austríaco chegou a jogar a sua raquete no chão quando seu adversário conseguiu chegar ao match point no terceiro set. Assim, o italiano foi às oitavas de final e terá como próximo rival o alemão Peter Gojowczyk, 53º do ranking. Fognini, por sinal, poderá travar um provável confronto com Nadal nas quartas de final em Roma.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.