Christophe Karaba/EFE
Christophe Karaba/EFE

Nadal avança em Montecarlo com vitória sobre Chela

Apesar do placar, 6/2 e 6/3, número 1 do ranking da ATP teve trabalho para derrotar o argentino

AE, Agencia Estado

15 de abril de 2009 | 11h22

O espanhol Rafael Nadal, número 1 do ranking da ATP, estreou com vitória no Masters 1000 de Montecarlo, torneio do qual busca o pentacampeonato. Em pouco menos de uma hora e meia de partida, ele derrotou o argentino Juan Ignacio Chela por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3, e já está nas oitavas-de-final da competição.

Veja também:

linkFederer vence em estreia no Masters 1000 de Montecarlo

linkMartin Del Potro é eliminado por Ivan Ljubicic em Montecarlo   

O jogo, no entanto, foi mais difícil do que o placar dá a entender. Ao todo, o espanhol teve nove break points contra si, três deles logo no primeiro game, e venceu graças à instabilidade do argentino, que se recupera de uma lesão e conta com ranking protegido para disputar os torneios - está atualmente em 167.º lugar na lista da ATP.

Com a vitória, Nadal manteve sua invencibilidade de seis anos nas quadras de Montecarlo: sua única derrota na competição foi nas oitavas-de-final de 2003, quando tinha 16 anos e foi eliminado pelo argentino Guillermo Coria. Em 2004, contundido, não jogou o torneio, e nos últimos quatro anos levou o título, acumulando 23 vitórias com a desta quarta-feira. Nas oitavas-de-final, ele enfrentará o vencedor do jogo entre o russo Marat Safin e o equatoriano Nicolas Lapentti.

Também nesta quarta-feira, o espanhol David Ferrer atropelou o francês Marc Gicquel com 6/1 e 6/0, em apenas 50 minutos de partida, e vai enfrentar seu compatriota Fernando Verdasco. Outro espanhol, Albert Montanes, derrotou o monegasco Jean-Rene Lisard por 2 a 0 (6/2 e 6/4), e se classificou para enfrentar nas oitavas-de-final o sérvio Novak Djokovic, que já havia se classificado na terça-feira com vitória sobre o também espanhol Oscar Hernandez.

O italiano Fabio Fognini, que saiu do qualifying, surpreendeu o croata Marin Cilic, com uma vitória por 6/2 e 6/0, e vai enfrentar o britânico Andy Murray, quarto colocado no ranking mundial. Já o argentino David Nalbandian passou pelo espanhol Marcel Granollers, com 4/6, 6/3 e 6/1, e vai enfrentar o russo Nikolay Davydenko.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.