31 de maio de 2009 | 15h12
Foi a primeira derrota do espanhol no Grand Slam, cujo troféu levantou nos últimos quatro anos. Nadal exibia um recorde de 31 vitórias seguidas na competição. Antes do jogo deste domingo, ele não perdia um set em Roland Garros desde a final de 2007, quando bateu Roger Federer por 3 a 1. Desde então, ele venceu 32 sets seguidos.
"Tenho que aceitar o resultado com a mesma calma que tenho quando ganho. Depois de quatro anos, eu perdi aqui e a temporada continua", afirmou Nadal, sem se mostrar abatido.
Nadal reconheceu que não jogou bem e atribuiu a derrota à falta de tranquilidade durante os pontos decisivos. "Não estava calmo o suficiente para encarar os pontos importantes, então eu tive que lutar. Mas algumas vezes lutar não é o suficiente. Você tem que jogar tênis num bom nível [para vencer]", admitiu.
O espanhol ainda elogiou o adversário, número 25 do ranking da ATP, que surpreendeu a torcida ao vencê-lo por 3 sets a 1 - 6/2, 6/7 (2/7), 6/4 e 7/6 (7/2). "Ele jogou muito bem, e eu não pude mostrar o meu melhor tênis. E foi por isso que eu perdi", justificou.
Considerado um franco atirador antes do jogo, Soderling disse que superou o número 1 do mundo por encarar a partida como um "treino". No mês passado, o sueco ganhou apenas um game do espanhol durante o Masters 1000 de Roma - 6/1 e 6/0 para Nadal.
"Disse para mim mesmo que essa seria apenas mais uma partida. Todo o tempo eu estava tentando jogar como se fosse um treino. Só comecei a acreditar na vitória quando estava 4 a 1 no último tie break".
Encontrou algum erro? Entre em contato