Al Berhnan/AP
Al Berhnan/AP

Nadal vence batalha contra Verdasco e encara Fish em Cincinnati

Duelo entre os espanhóis durou 3h37 e foi decidido nos tie-breaks: 7/6 (7/5), 6/7 (7/4) e 7/6 (11/9)

AE, Agência Estado

18 de agosto de 2011 | 16h21

CINCINNATI  De maneira dramática, o espanhol Rafael Nadal manteve nesta quinta-feira sua invencibilidade diante de seu compatriota Fernando Verdasco, 21.º do ranking mundial, e avançou para as quartas de final do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. A partida teve 3h37 de duração e só foi definida após três tie-breaks, com parciais de 7/6 (7/5), 6/7 (4/7) e 7/6 (11/9). Antes de fechar o jogo, o vice-líder do ranking desperdiçou quatro match points, todos no tie-break decisivo.

Nadal novamente entrou em quadra nesta quinta com os dedos médio e indicador da mão direita enfaixados, após queimar a mão com um prato de comida. E, debilitado, teve muito trabalho diante de Verdasco, adversário que nunca havia perdido nos 11 confrontos anteriores.

A emocionante partida ganhou contornos ainda mais dramáticos no terceiro set, quando Nadal abriu 5/1 no tie-break, perdeu seus dois saques e permitiu o empate em 5/5. A partir daí, Verdasco teve sangue frio para salvar quatro match points, mas não o suficiente para impedir mais uma vitória de seu rival, que fechou o jogo com um voleio preciso.

Apesar da derrota, Verdasco terminou a partida com mais aces do que o adversário (oito contra cinco), mais chances de quebra (dez contra seis) e, inclusive, mais pontos conquistados (128 a 123). Nadal, por sua vez, foi mais tranquilo nos momentos decisivos e assegurou mais uma vitória sobre seu compatriota.

Nas quartas de final, Nadal terá pela frente difícil confronto contra o norte-americano Mardy Fish, sétimo do ranking, que passou pelo francês Richard Gasquet por duplo 7/5. Fish foi finalista dos últimos três torneios que disputou - venceu em Atlanta e foi vice em Los Angeles e no Masters 1000 de Montreal.

Ainda nesta quinta-feira, o britânico Andy Murray confirmou o favoritismo ao superar o norte-americano Alex Bogomolov por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5. O quarto do mundo enfrenta agora o vencedor da partida entre o espanhol David Ferrer e o francês Gilles Simon.

Outro tenista a avançar para as quartas foi o checo Tomas Berdych. Com tranquilidade, o oitavo favorito passou pelo nono cabeça de chave espanhol Nicolas Almagro, por duplo 6/2, e pode encarar agora o suíço Roger Federer, que enfrenta nas oitavas o norte-americano James Blake.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.