17 de abril de 2009 | 15h34
O espanhol, que foi obrigado a disputar duas partidas no mesmo dia depois que a chuva forçou o adiamento de vários jogos na quinta-feira, enfrentará ou o britânico Andy Murray ou o russo Nikolay Davydenko na disputa por uma vaga na final.
O dia foi duro para o rei do saibro, que mais cedo venceu o equatoriano Nicolas Lapentti por 6-3 e 6-0 pela terceira rodada, antes de enfrentar o forte saque de Ljubicic pelas quartas-de-final.
Nadal mostrou sinais de irritação quando Ljubicic, que também jogou duas vezes no dia -- derrotou o italiano Simone Bolelli por 7-5 e 7-6 na 3a rodada -- conseguiu devolver uma quebra de serviço.
Mas ele se manteve concentrado, e voltou a quebrar o croata novamente para levar o primeiro set, o que aumentou a pressão sobre Ljubicic desde o início da segunda parcial.
O número 3 do mundo, Novak Djokovic, derrotou o espanhol Fernando Verdasco por 6-2, 4-6 e 6-3 e também se garantiu entre os quatro semifinalistas.
Verdasco, semifinalista do Aberto da Austrália que havia atropelado o compatriota David Ferrer por 6-2 e 6-1 na rodada anterior, não foi páreo para a pontaria de Djokovic, que fechou a partida após 2 horas e 18 minutos.
O sérvio vai enfrentar na semifinal o 13o pré-classificado, Stanislas Wawrinka, que derrotou o qualifier alemão Andreas Beck por 6-2 e 6-4. Na quinta-feira, Wawrinka não teve piedade do compatriota Roger Federer, que decidiu de última hora disputar a competição após ter se casado no fim de semana. Wawrinka eliminou o número dois do mundo com uma vitória por 6-1, 6-7 e 6-0.
Encontrou algum erro? Entre em contato