Alastair Grant / AP Photo
Alastair Grant / AP Photo

Nastase tem pena reduzida por polêmicas em confronto da Fed Cup

Ex-tenista reconhece erros em ter feito comentários racistas contra filha de Serena Williams e insultado Johanna Konta

Estadão Conteúdo

07 de fevereiro de 2018 | 12h38

Um tribunal independente da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) aceitou em parte o recurso apresentado por Ilie Nastase e reduziu nesta quarta-feira a punição imposta a ele ano passado, quando era o capitão da Romênia na Fed Cup, e se envolveu em várias polêmicas, fazendo comentário racista sobre Serena Williams, xingado Johanna Konta, insultado uma jornalista e realizado comentários sexistas, finalmente sendo expulso do confronto com a Grã-Bretanha, além de suspenso.

+ Dez anos após 1º título em Queen's, Nadal confirma presença em torneio inglês

+ Thiago Monteiro derrota argentino e passa às oitavas de final no Torneio de Quito

Diante disso, a ITF havia proibido de Nastase de atuar como capitão de equipes na Fed Cup e na Copa Davis até o final de 2020 e de comparecer a eventos da ITF até o término deste ano. Essas duas penas, porém, foram reduzidas em oito meses nesta terça-feira. Já a multa foi dobrada para US$ 20 mil (aproximadamente R$ 65 mil).

Em comentários feitos em abril de 2017, durante o confronto entre Romênia e Grã-Bretanha, Nastase, que foi campeão de Roland Garros em 2013, declarou que o filho que Serena esperava seria "chocolate com leite". Ele xingou integrantes da equipe da Grã-Bretanha e o árbitro do duelo.

Após a redução da sua punição, ele divulgou um comunicado nesta quarta em que celebra pelo tribunal ter concluído que "não sou racista, nem que tive intenções racistas quando fiz a observação em relação ao filho da senhora Serena Williams".

Mas Nastase também reconheceu ter cometido erros. "Eu aprendi minha lição com essa experiência e espero que agora eles (a ITF) percebam que seu tratamento comigo foi exagerado". Além disso, assegurou que não vai comparecer ao duelo entre Romênia e Canadá no fim de semana pela Fed Cup.

Tudo o que sabemos sobre:
tênisIlie Nastase

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.