Pavlyuchenkova avança em Linz e decide título com alemã novata em finais

A russa Anastasia Pavlyuchenkova, 29ª colocada no ranking da WTA, derrotou a belga Kirsten Flipkens, número 110 do mundo, por 6/3, 3/6 e 6/2, neste sábado, e agora vai decidir o Torneio de Linz, na Áustria, com a alemã Anna-Lena Friedsam (118ª).

Estadão Conteúdo

17 de outubro de 2015 | 17h41

Cabeça de chave número 7, a russa está em busca do seu oitavo título em torneios da WTA e o primeiro nesta temporada, enquanto Friedsam vai disputar a primeira decisão da sua carreira. Neste sábado, ele alcançou o feito inédito ao bater a sueca Johanna Larsson (59ª) por 6/3, 4/6 e 7/5.

Pavlyuchenkova, que foi vice-campeão em Washington em agosto, tem retrospecto de sete vitórias e quatro derrotas em finais, e nunca jogou antes contra Friedsam. A russa foi a única cabeça de chave a avançar além das oitavas de final no evento indoor austríaco e parecia caminhar para uma vitória fácil neste sábado ao abrir 6/3 e 3/0 diante de Flipkens.

Mas a belga, após receber tratamento para problemas do ombro direito, venceu sete games seguidos para empatar o jogo e abrir 1/0 na terceira parcial. A russa, então, recuperou o controle da partida e bateu Flipkens, que não disputava um torneio desde agosto, por causa de uma lesão no punho.

Friedsam não havia concedido sequer um break point até abrir 4/2 contra Larsson no segundo set, mas depois perdeu cinco games consecutivos. Ela chegou a estar perdendo o terceiro por 5/3, mas na sequência venceu quatro games seguidos para assegurar o seu triunfo.

A alemã atingiu o seu melhor ranking - o 73º lugar - em julho, quando sofreu uma lesão no tornozelo e ficou seis semanas sem jogar. Depois disso, só voltou a vencer uma partida há duas semanas, quando chegou às quartas de final em Tashkent, já duas semanas. Agora ela vai buscar o primeiro título da sua carreira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.